Fotopédia Sem categoria

Cecil Beaton: retratos inusitados e composição teatral

congresso de fotografia

A carreira de Cecil Beaton (Londres, 1904 – Salisbury, 1980) é composta por uma extensa lista de ofícios: cenógrafo, escritor, pintor, figurinista; mas foi na fotografia que Beaton deixou registrado sua eterna vocação.

Foto: Cecil Beaton

Nascido em uma família classe média, Beaton construiu seu próprio estúdio caseiro onde sua mãe e irmãs posavam em meio aos fundos pintados, flores, tecidos e brilhos, uma imaginação completamente teatral e fantasiosa que o tornou único. Um de seus primeiros retratos foi de sua irmã intitulado Miss Nancy Beaton como uma estrela cadente (1928) que formulou seu estilo narrativo e mais tarde seria levado a fotografia de moda.

Foto: Cecil Beaton

Sua primeira exposição individual em 1927 o consagrou como um importante fotógrafo de retratos que lhe rendeu um contrato com a Vogue, tornando-se mais tarde o primeiro fotógrafo de astros da revista. Assim Beaton passou a fotografar moda, mas sempre com seu modo teatral. Na década de 30 Beaton fez de Hollywood seu palco, onde realizou uma série de retratos das estrelas de cinema. Sua carreira também foi marcada quando tornou-se fotógrafo oficial da Família Real Inglesa.

Foto: Cecil Beaton
Foto: Cecil Beaton
Foto: Cecil Beaton
Foto: Cecil Beaton

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!