Dicas de Fotografia Fotografia de rua Sem categoria

6 dicas para evitar na fotografia de rua

Forrest Walker
congresso de fotografia


A fotografia de rua é algo realmente difícil de se fazer e extremamente interessante. Com o passar do tempo e o surgimento de redes sociais específicas para fotografia o gênero ganhou espaço e uma quantidade considerável de imagens surgiram na Internet. O site PetaPixel listou umas manias que acontecem na fotografia de rua, e sinceramente até que ficou engraçado.

1 – Não há nada de interessante na foto

Nem todas as fotografias de rua são interessantes. Não é sempre que você vai sair para fotografar e voltar com boas imagens. Procure por algo que chame atenção, pode ser um ângulo, perspectiva, algum personagem na rua.

2 –  Uma grande distância do foco principal

Já teve aquela sensação de que você não consegue se sentir parte da cena? Isso pode acontecer com as fotografias que estão muito longe do tema retratado. O objetivo é atrair o interesse do espectador para essa imagem, chegue mais perto.

3 – Alguns temas já ficaram batidos

Pense na primeira coisa que você encontra quando sai na rua. Cachorros, garis, moradores de rua, artistas de rua. Atenção não estamos desmerecendo nenhum deles. Mas tente lembrar, quantas vezes você já não viu esses temas no Instagram?

Esses assuntos são tão importantes e tão fortes que retratá-los não seria diferente. Uma boa fotografia com certeza vai ser relembrada, se não ela será apenas mais uma.

4 – Desfoque em excesso

É preciso tomar cuidado com o desfoque na fotografia de rua para não perder a narrativa que está ao redor. O espaço vazio ao redor do assunto pode simplesmente acabar com a emoção que antes existia ali. O desfoque não é ruim mas precisa existir força no ponto central.

5 – Sem composição

Fotografia se trata do momento decisivo, já dizia o mestre Cartier-Bresson, portanto tenha calma antes de compor uma imagem, deixe o medo de lado, você vai aprender a disfarçar quando alguém brigar com você na rua.

Analise o local, as pessoas, a luz, procure a composição, espere e então faça acontecer. Se der errado, tudo bem, todo esse processo já foi um estudo e valeu de grande aprendizagem.

6 – Cuidados na edição

Editar demais nem sempre pode acabar bem. E novamente, nada melhor do que experimentar. Mas edições em excesso podem deixar a foto feia, além disso é preciso ter cuidado já que estamos falando de fotografia de rua, onde a autenticidade é quem manda.

E nesse mesmo tópico não podemos deixar de citar o uso da edição em preto e branco muitas vezes utilizado para transformar a foto mais interessante. Isso nem sempre vai consertá-la.

As fotografias são do fotógrafo de rua Forrest Walker e realmente vale a pena dar uma conferida no trabalho dele no Instagram lá você encontra o que “pode” fazer na fotografia de rua.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!