Criatividade Dicas de Fotografia Sem categoria

5 dicas criativas para fazer fotografias abstratas

Foto: Elena Paraskeva
Livros de fotografia

Para aqueles que gostam de fotos criativas, a fotografia abstrata pode ser um ótimo caminho a percorrer, embora seja um dos mais difíceis de entrar, pois o assunto pode ser qualquer coisa, mas isso também o torna mais excitante! A revista Digital Camera compartilhou 5 dicas para fazer fotografias abstratas com muita criatividade. Vamos lá:

1. Dupla exposição  

Foto: Henrik Spranz

Esta captura criativa foi filmada por Henrik Spranz. “Usar exposições duplas na câmera pode oferecer resultados surpreendentes como esse”, diz Henrik. Esta imagem é da igreja moderna famosa de Wotruba em Viena. Ao adotar uma abordagem diferente e disparar dois quadros em um, Henrik criou algo completamente único.

2. Close 

Se você se aproximar de seu assunto e remover a distração que existem ao redor pode ficar agradavelmente surpreso com o que pode capturar. Nesta imagem o fotógrafo usou este conceito para fazer a imagem de um Flamingo. Há muitos animais selvagens e zoológicos que este efeito poderia funcionar, então faça um experimento! 

3. Arquitetura abstrata

Foto: Gilbert Claes

Há muitos assuntos que se prestam ao meio criativo e abstrato, mas um gênero em particular quase garante um tiro vencedor. A arquitetura, e em particular os modernos edifícios e esculturas, é um ótimo assunto para explorar. Atire as estruturas feitas pelo homem de todos os ângulos e use suas linhas retas e curvas para criar resultados envolventes.

4. Seja surreal

Foto: Dave Urwin

Não há limites nesta categoria quando se trata de manipulação de pós-produção, então veja que realidades alternativas e divertidas que você pode criar “fora deste mundo”! Apenas planeje bem as fotos no momento da captura para depois, com a ajuda do Photoshop e algumas habilidades de edição, as imagens iniciais possam ter um bom encaixe de luz e perspectiva para que o resultado da junção e fusão fiquem perfeitos.

5. Baixa velocidade do obturador

Foto: Kim Ayres

Há muitos assuntos diferentes que você pode fotografar usando uma velocidade lenta do obturador, no entanto ambientes naturais como a mata e o mar são ótimos para esse tipo de efeito. Tente subir ou descer em algumas árvores da floresta ou de um lado para o outro no mar para capturar um efeito surreal. Você precisará de uma configuração de exposição em torno de 1/8 seg ou mais lenta (a velocidade de panning também determina o efeito), então faça um experimento.