Selfie

Papa da fotografia contemporânea declara amor pelo pau de selfie

Foto: Martin Parr
Livros de fotografia

Um dos fotógrafos mais respeitados do mundo resolvei ir na contra-mão do senso geral quando o assunto é selfie. O fotógrafo e presidente da renomada agência Magnum Photos, Martin Parr, declara seu amor pelas selfies (autorretratos, em inglês) em sua nova série de imagens. “As selfies só me trazem coisas boas”, afirmou Parr, em entrevista à BBC.

Foto: Martin Parr
Foto: Martin Parr

O fotógrafo rodou por Roma e Veneza no início deste ano e registrou o costume popular atual de tirar fotos de si mesmos. E não são só as autofotografias que deslumbram Parr, mas também os acessórios usados para fazê-las: o pau da selfie. “É um objeto que vale cada centavo. Eles se distinguem ao perfurar o horizonte”, diz.

Foto: Martin Parr
Foto: Martin Parr

Ele explica a selfie como um tipo de obrigação social. “A indústria do turismo, que é a maior do mundo, hoje dita que a primeira obrigação de qualquer viagem é provar que você esteve lá com uma foto”, diz Parr. O fotógrafo acredita que atualmente a fotografia é parte vital em uma experiência de férias bem sucedida.

Vendedores de pau de selfie também chamaram a atenção do fotógrafo no ensaio | Foto: Martin Parr
Vendedores de pau de selfie também chamaram a atenção do fotógrafo no ensaio | Foto: Martin Parr

“Antigamente, tínhamos que pedir para outra pessoa tirar uma foto nossa, mas hoje, graças ao pau de selfie, somos autossuficientes”, comenta Parr. Martin Parr entrou para a Magnum em 1994 e já foi descrito como “um cronista de nosso tempo”. As imagens que ele captura com sua própria câmera refletem aquelas que os turistas também acabam tirando. “Gosto de fotografar pessoas fotografando outras e a si mesmas. Quando você fotografa uma viagem, essa é a principal atividade, por isso a incorporo”, diz. Confira a matéria completa no site da BBC.

Foto: Martin Parr
Foto: Martin Parr

FONTE: BBC

newborn_banner

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário