“Selfie” é a palavra do ano, segundo o Oxford

OSSERVATORE ROMANO/REUTERS
O “selfie” não poupa ninguém: até o papa Francisco caiu na onda, num encontro com jovens na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em agosto deste ano

Desde que a tecnologia digital liberou as pessoas do pudor de fotografar à toa, uma prática ganhou logo enorme repercussão: o autorretrato. Nada, porém, que se comparasse ao “boom” proporcionado pela chegada dos smartphones e mídias sociais. Tão comum é ver hoje em dia alguém apontando para si um dispositivo com recurso fotográfico que a ação ganhou nome: “selfie”. E já caiu no dicionário.

Está lá na versão on-line do dicionário de língua inglesa Oxford: “Uma foto que a pessoa tira dela mesma, geralmente com um smartphone ou uma webcam, e publica em uma rede social”, definiu o tradicional “pai dos burros”.

Mais interessante é que “selfie” foi eleita pelo mesmo Oxford como a palavra do ano. Isso por conta da pesquisa realizada pelos editores da publicação, que constatou um aumento de 17.000% na frequência com que ela foi mencionada na língua inglesa em relação ao último ano.

Segundo informou o UOL Tecnologia, a palavra foi “vista” pela primeira vez em 2002, em um fórum virtual da Austrália. Depois disso, começou a pipocar no Flickr em 2004 para cair de vez na boca do povo em 2012.

Artigos relacionados