Seis exercícios para melhorar sua fotografia

Spot-meter

A equipe do site Photoventure selecionou seis exercícios importantes para ajudá-lo a melhorar sua fotografia. Confira:

1. Modos de medição: os sistemas de medição (matricial, ponderado-central ou pontual) são ótimos para o uso geral, mas não são 100% infalíveis. Cenas com a iluminação muito clara ou escura podem enganar os medidores. Por isso, é importante saber quando usar cada um e como eles afetam sua fotografia. Uma boa alternativa, por exemplo, é mudar a medição para pontual.

Nesse modo, você fica no controle de onde a câmera está medindo, o que ajuda a compreender melhor a faixa tonal de uma cena. A medição pontual permite medir a partir de uma pequena parte da cena e sugere configurações de exposição que vão resultar num tom médio. Para isso, é necessário que você tenha cuidado com o posicionamento do alvo e estude a cena para decidir qual a melhor área para começar os cliques.

Outra dica é combinar a medição pontual com a função AE LOCK, porque isso irá corrigir as configurações de exposição após a medição.

foodapp_9.JPG

2. Preste atenção no histograma: assim como os níveis de exposição em programas de edição de imagem, como o Adobe Photoshop ou o Lightroom, a visualização do histograma de uma câmera é um gráfico que representa o brilho dos pixels que compõem uma imagem. 

A escala vai de preto, com uma leitura de luminosidade zero do lado esquerdo, ao branco, com uma leitura de 255 no lado direito. Os picos no histograma indicam o número de pixels com esse brilho e um grande pico significa que muitos pixels têm esse brilho.

Uma cena com exposição ideal tem um histograma com uma distribuição chamada “normal”, com um pico no meio e apenas alguns pixels muito brilhantes e muito escuros. Prestar atenção no histograma após cada clique fará você entender melhor a distribuição de brilho de uma imagem.

prime_2.tif

3. Use lentes fixas: usar uma lente fixa evita que você se distraia com o zoom. Em vez disso, você anda até o objeto, observa-o pelo visor ou se desloca para encontrar um novo ponto de vista para fotografar. Fazer isso faz com que você explore o assunto de forma mais detalhada e tenha uma melhor compreensão do ângulo de visão da lente.

exercises4

4. Defina um balanço de branco específico: os sistemas de balanço de branco automáticos modernos são extremamente capazes, mas isso nem sempre é uma coisa boa, porque pode significar que você fotografa apenas em tons neutros. A dica é se livrar do balanço automático e predefinir um valor apropriado para cada condição de iluminação.

DCM123.shoot_basics.manual 6a83e55eedcc41b9b62951fe37780201

5. Use o modo de exposição manual: usar o modo de exposição manual coloca você no comando e o faz estudar o brilho de um tema e o que está ao redor. Isso também significa que você tem que considerar tanto a profundidade de campo e se quer congelar ou borrar o movimento.

exercises6

6. Publique uma foto por dia: tirar ao menos uma foto por dia e publicá-la vai incentivar a sua criatividade, aprimorar seu olhar crítico e explorar novas áreas e técnicas de fotografia.

Agora, é com você.

Banner_Semmedodoflash

Sair da versão mobile