Sebastião Salgado e o silencioso drama da fotografia

As palestras TED Talks são conhecidas mundialmente por apresentarem grandes nomes das mais diversas áreas como a ciência, arte, política e outras. Neste episódio, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado conta com profundidades fatos da sua vida e sua fotografia. “Na Ruanda, assisti à brutalidade absoluta. Vi centenas de mortes por dia. Perdi a fé na nossa espécie”.

As dificuldades como uma doença que sofreu e lidar com os fatores sociais que ele retrata são contados nessa conversa. “Quando fazia amor com minha esposa, não saia esperma, saia sangue”.

https://www.youtube.com/watch?v=ZxuVALWaiLE

Ele conta como começou na profissão da fotografia, após se tornar PhD em Economia e trabalhar alguns anos nessa área, até que encontrou a fotografia. “Muitos dizem que sou fotojornalista, que sou fotógrafo-antropólogo, que sou fotógrafo-ativista. Mas eu fiz muito mais do que isso. Fiz da fotografia a minha vida”.

Neste TedTalks, gravado em fevereiro de 2013 para o TED2013 ele fala de seus projetos de anos de duração para o lado humano de uma história global que, muitas vezes, envolvem a morte, destruição ou deterioração. Também mostra algumas imagens do projeto Genenis, que culminou no filme recém-lançado O Sal da Terra.

Sair da versão mobile