Se você apontar a câmera para o espaço, o quão longe consegue ver?

Suponhamos que você tenha uma lente zoom gigantesca – tão grande que você poderia aumentar o zoom para enquadrar qualquer objeto em seu campo visual. Se você apontar para o espaço, até onde você pode ver? O canal Real Life Lore publicou um divertido vídeo que explora o conceito do universo observável:

O universo observável é simplesmente o quão longe (se for dado meios tecnológicos ilimitados), poderíamos ver o espaço; ele é limitado pela luz que precisa ter tempo suficiente para percorrer a distância até chegar à Terra. Você pode simplesmente assumir que são 13,8 bilhões de anos-luz em todas as direções, dado que o universo tem 13,8 bilhões de anos. O problema é que a expansão cosmológica afastou as coisas.

Podemos medir a luz de objetos que estão mais próximos, aumentando o raio para 45,7 bilhões de anos-luz em todas as direções. Isso é cerca de 432.430.733.000.000.000.000.000 de quilômetros se você preferir essa unidade. Então, por que poderíamos chamar isso de uma pequena distância? Acontece que essa é apenas uma fração do tamanho total do universo.

Além do vídeo, há também uma obra de arte do artista Pablo Carlos Budassi que, através de visualização logarítmica, criou uma imagem do universo observável. Cada parte da ilustração representa uma porção observável do universo, com o Sistema Solar no centro, em seguida Cinturão de Kuiper, Nuvem de Oort, Alfa Centauri, Braço de Perseus, a Via Láctea, Galáxia de Andromeda, galáxias próximas, Teia Cósmica, radiação cósmica de microondas e o plasma invisível de Big Bang em seus limites, de acordo com o Wikimedia Commons.

Fonte: Fstoppers

Artigos relacionados