Melancolia é tema de série de Edu Monteiro

saturno8bx

Uma intrincada relação de referências e um tratamento poético para falar de um sentimento difuso. Saturno, individual do gaúcho Edu Monteiro, apresenta 22 fotografias que trazem uma visão lírica sobre a melancolia. A exposição está em cartaz no espaço cultural Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro, onde permanece até 26 de outubro, com entrada gratuita.

Finalista do prêmio internacional Photovisa, na Rússia, Saturno tem curadoria da psicanalista Tânia Rivera e faz uma encenação alegórica de um ser urbano e melancólico que busca na natureza um lugar de encontro com ele mesmo. A alusão ao planeta anelado vem dos diversos significados que Saturno adquiriu ao longo do tempo, seja como divindade ou inspiração para filósofos, poetas, músicos e pintores.

Edu, que vive no Rio de Janeiro e fotografa desde 1991, embutiu nesse trabalho referências da psicanálise, do surrealismo e da ficção científica com o objetivo de ativar certos fios de pensamento no espectador, de modo que use suas próprias experiências para preencher as obras de significados pessoais.

saturno_eduMonteiro

Ele levou os últimos três anos construindo a série. Em busca de lugares com forte potência “saturnina”, visitou locais como o Farol da Solidão, uma vila com cerca de 50 pescadores no extremo sul do país, vilarejos na serra gaúcha, Rio de Janeiro e arredores.

O artista tem uma maneira curiosa de captar as imagens: ele utiliza uma máscara feita de espelhos, uma invenção sua que tem por objetivo permitir que ele se fotografe à distância com total controle da cena, mesmo estando só, engendrando dessa forma um universo próprio, através de seus autorretratos e registros de viagem.

saturno2bx

saturno3bx

saturno4bx

Artigos relacionados