A Samsung está sendo acusada de manipular fotos da lua tiradas com o smartphone Galaxy S23 Ultra. Segundo a denúncia, a empresa usa imagens pré-existentes e faz o processamento com inteligência artificial para dar a impressão de que a qualidade das fotos é melhor do que normalmente seria possível.
Quando a Samsung apresentou o Space Zoom no Galaxy S20 Ultra em 2020, ela o promoveu como uma maravilha da imagem, embora não fosse bem assim. Um usuário do Reddit desconfiou dos resultados impressionantes do novo Galaxy S23 Ultra e fez um simples teste para avaliar o que o telefone pode estar fazendo para capturar detalhes de fotos da lua. Veja abaixo:
Ele tirou uma foto da lua, desfocando-a intencionalmente para não captar qualquer detalhe. Mas apesar da falta de detalhes, a foto resultante capturou elementos que simplesmente não eram visíveis de outra forma. A controvérsia lançou ainda mais dúvidas sobre a legitimidade da foto em si, sugerindo que a Samsung estava enganando os consumidores sobre como realmente captura a lua via Space Zoom. É apenas a inteligência artificial (IA) fazendo sua coisa em segundo plano, ou a Samsung está apenas colando uma imagem da lua por cima? Veja o vídeo de lançamento do Samsung S23 Ultra mostrando que é possível fazer fotos incríveis da lua:
Mesmo depois da polêmica, a Samsung não emitiu qualquer comunicado oficial explicando como realmente funciona seu sistema de zoom. A única explicação, até o momento, vem de quando a Samsung revelou o recurso pela primeira vez: “O mecanismo de reconhecimento da lua foi criado aprendendo várias formas da lua, da lua cheia à lua crescente, com base em imagens que as pessoas realmente veem com seus olhos na Terra. Ele usa um modelo de aprendizado profundo de IA para mostrar a presença e ausência da lua na imagem e a área (caixa quadrada) como resultado. Os modelos de IA que foram treinados podem detectar áreas lunares mesmo se outras imagens lunares que não foram usadas para treinamento forem inseridas.“
Outros sites e publicações, que cobrem exclusivamente a Samsung e seus produtos, também notaram que os telefones Galaxy Ultra com Space Zoom detectam melhor a lua ao fotografar em 25x, porque é nesse momento que a IA entra em ação para escurecer o céu ao redor da lua e moderar o brilho dela, evitando perda de detalhes. A tecnologia também oferece o recurso chamado Zoom Lock, que combina estabilização óptica e estabilização digital de imagem para manter a imagem o mais estável possível.
A Samsung afirma que captura múltiplos quadros e os une em uma única imagem, sem ruído e defeitos borrados, algo semelhante ao bracketing computacional usado em modo noturno, por exemplo. No entanto, o motor de “melhoria de detalhes” da Samsung é difícil de compreender completamente, pois é a parte que remove o ruído e realça os detalhes da imagem. A Samsung já afirmou anteriormente que não aplica efeitos de textura ou sobrepõe imagens, mas ainda assim, é difícil entender como a IA do telefone pode aprimorar detalhes de uma foto que, de outra forma, não os teria.