Samsung desenvolve sistema que transforma retratos em cabeças falantes
Um grupo de engenheiros da Samsung do Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia, em Moscou, desenvolveu um sistema de algoritmos que permite dar vida a um retrato, basicamente eles funcionam como cabeças falantes, de qualquer pessoa e até mesmo de pinturas. Um artigo intitulado “Poucos-Shot Adversarial Aprendizagem da neurais realistas Models Talking Head” foi publicado pela equipe.
O avanço da inteligência artificial da Samsung permite que esse tipo de “animação” seja gerado a partir de uma única foto, antes era necessário muitas imagens de vários ângulos. Apesar desse avanço na quantidade de fotografias a adição de um número maior pode ajudar em resultados mais convincentes. Contudo, a empresa ainda está estudando as cabeças falantes, o atual avanço consegue detectar vários pontos específicos no rosto como olhos, nariz e boca.
O feito ainda é uma novidade para a Samsung, é preciso aguardar para ver até que ponto ela será distribuída. “Essa capacidade tem aplicações práticas para telepresença, incluindo videoconferência e jogos multi-player, bem como a indústria de efeitos especiais”, explicam os pesquisadores no artigo.