A São Paulo de Chico Albuquerque

P003CEM82427-19
Letreiro e vista para o edifício Matarazzo e para o Othon Palace Hotel, em construção, 1955 (Coleção Chico Albuquerque/Convênio Museu da Imagem e do Som-SP/Instituto Moreira Salles)

O pioneiro da fotografia publicitária no Brasil, Chico Albuquerque (1917-2000), foi um fascinado pela verticalidade de São Paulo. O fotógrafo de Fortaleza (CE) chegou à capital paulista em 1945 para abrir um dos mais bem equipados estúdios de fotografia da época, aliando à sua produção comissionada na área de propaganda o experimentalismo no seio do movimento fotoclubista, então em seu período áureo.

P003CXE165117-24
Rua Quintino Bocaiúva, 1955 (Coleção Chico Albuquerque/Convênio Museu da Imagem e do Som-SP/Instituto Moreira Salles)

E aproveitou as possibilidades do espaço urbano para realizar uma documentação que mistura abordagens visuais variadas. Esse olhar sobre a metrópole é o tema da exposição A São Paulo de Chico Albuquerque, em cartaz no Espaço Itaú de Cinema, no shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569 – Consolação), em São Paulo.

A mostra é uma iniciativa do Instituto Moreira Salles (IMS), que desde 2006 mantém sob guarda o acervo do fotógrafo cearense, por meio de acerto com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, detentor das imagens, com anuência do Instituto Cultural Chico Albuquerque de Fortaleza.

Por meio dessa parceria, o IMS promoveu um trabalho de recuperação dos originais e tem realizado exposições com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a obra de Chico Albuquerque, restabelecendo seu pioneirismo na publicidade brasileira e sua contribuição no âmbito da fotografia brasileira do século 20.

No caso da presente exposição, o destaque está no interesse do fotógrafo pelas interações e interconexões entre pedestres, veículos, interiores e exteriores, elementos de fachada, sinais, letreiros e anúncios publicitários nos transportes públicos, que, estruturando-se em um grande mosaico, ressaltam a vitalidade econômica e social de São Paulo nos anos 1940 e 1950.

A mostra fica em cartaz até 20 de outubro, com entrada gratuita.

P003CEM915054-01
Vista da Avenida São João, década de 1950 (Coleção Chico Albuquerque/Convênio Museu da Imagem e do Som-SP/Instituto Moreira Salles)

Artigos relacionados