Saiba como foi o 1º dia da Semana da Fotografia 2018
Nessa segunda-feira (19), centenas de fotógrafos se reuniram no Cine Teatro Itália, em Balneário Camboriú, para mais uma edição da Semana da Fotografia, congresso de fotografia organizado pela iPhoto Editora, que vai até quarta-feira (21).
O evento começou com a palestra do fotógrafo de casamento Marco Costa sobre direção de noivos. Marco começou explicando um pouco sobre como foi a sua mudança do sistema de câmeras DSLR para câmeras mirrorless e destacou a importância de escolher um equipamento que seja não apenas prático, mas que proporcione prazer em fotografar.
Marco apontou três elementos que ele considera fundamentais na construção de um foto: luz, fundo e elementos. Na direção, Marco ressaltou a importância de alcançar uma boa expressão da noiva através da direção ativa e direção induzida.
“Direção é a maneira mais eficiente de acalmar a noiva.”
O segundo a subir ao palco foi Augusto Ribeiro, com a palestra “Luz e composição de ensaios de crianças”, trazendo o conceito de fotografia sinestésica, que segundo ele, é uma fotografia embasada em sensações e sentidos.
Augusto começou com a parte prática para depois apresentar a teoria, explicando alguns fundamentos básico da utilização do equipamento. Com isso o público pôde acompanhar ao vivo como ele alcança a imagem ideal.
Augusto focou na ideia de que a experiência fotográfica tem que ser algo prazeroso para o cliente, principalmente se tratando de uma criança.
“É para isso que as pessoas fotografam. Elas não querem esquecer um momento importante na vida delas.”
O terceiro palestrante foi Rafa Santos, com a palestra “How To Do! Destination Wedding”, em que descreve, a partir de sua própria experiência, a importância do fotógrafo estar preparado para a realização de um ensaio de viagem. Rafa também focou na importância de ter um marketing pessoal e profissional bem alinhados.
Alam Valmorbida mostrou que cada um de nós tem um pouco de vendedor e deu dicas para vender mais e melhor sempre focando na empatia e na importância de se destacar no mercado:
“O mercado não tem espaço para gente mediana.”
Alam ressalta a importância da prospecção de clientes e define como uma boa venda aquela em que o seu próprio cliente vira o seu vendedor.
Na palestra “Fotografia com emoção de verdade” Paula Roselini destacou espontaneidade, sentimento e narrativa como elementos fundamentais na construção de uma imagem.
As memórias que serão acessadas através da fotografia são mais importantes do que a técnica ou conceitos estéticos utilizados para a captura da imagem.
Roselini ressaltou ainda a importância do fotógrafo deixar o ego de lado na hora de fazer uma fotografia dentro da sua visão, para fazer uma fotografia que seja relevante para o cliente.
“Se o coração do meu cliente está batendo forte, o meu está realizado.”
Para encerrar o primeiro dia do congresso, Junior Luz subiu ao palco da Semana da Fotografia com muita descontração para ministra a palestra “Luz, câmera e criação”, com o conceito de “software da percepção” que, segundo ele, trata-se de perceber e pensar fotografia constantemente, descobrindo o potencial fotográfico em qualquer lugar.
Junior falou muito sobre motivação e disse que para alcançar uma maior criatividade é importante sair da “zona de conforto”. Durante sua prática ao vivo, o fotógrafo fez questão de utilizar a plateia para fazer parte da composição de uma de suas imagens.