Ruas de NY nas fotos de Thomas Baccaro

O pernambucano Thomas Baccaro, 37, terá no próximo mês uma trinca de exposições suas sendo abertas em Nova York. Todas com imagens que esse fotógrafo de publicidade e still fez no Brasil. Depois disso, num caminho inverso, ele inaugura em São Paulo New York Street View, exposição com imagens feitas na megalópole norte-americana.

Sua “invasão dos EUA” terá como bases a feira de arte Pinta Art Fair, a Brazilian Endowment for the Arts (BEA) e a Organização das Nações Unidas (ONU), onde ocorrem as mostras, todas em novembro. Já a exposição em São Paulo acontece na Le Lis, Noir, a partir de 11 de dezembro. Esta terá 24 fotografias despretensiosas, que Thomas obteve nas ruas de Nova York com uma Rolleiflex, entre 2009 e 2011.

“São totalmente espontâneas”, ele diz das fotos, captadas sem nenhuma direção ou produção, em formato 6×6 com filme 120 milímetros.

New York Street View traz a intenção de partilhar com o espectador a sensação de magia que eu encontro no momento de fotografar. Concentrado em achar o melhor ângulo, o melhor momento no meu estado de privacidade, para transformar o simples em poesia, unindo e descobrindo as formas da cidade e seus habitantes, suas cores e nuances, através de detalhes e formas, extraídos de momentos únicos”, descreve Baccaro, que tem a seu favor o fato de provir de uma família de artistas – é filho de um famoso marchand e leiloeiro de arte e de uma artista plástica, e teve como padrastos Hector Babenco e Mario Cravo Neto. Além disso, trabalhou nas agências DPZ e AlmapBBDO e foi assistente de fotógrafos como o próprio Cravo Neto, Claudio Edinger, Manolo Moran e outros, antes de se lançar em voo solo.

A exposição na Le Lis, Noir (R. Bela Cintra, 2305 – Jardim Paulista) vai até 11 de fevereiro de 2013. A curadoria é de Marcelo Cintra.

 

Sair da versão mobile