Depois de receber 14 indicações ao longo da carreira, o diretor de fotografia Roger Deakins, de 68 anos, finalmente ganhou seu primeiro Oscar. O reconhecimento veio pelo filme “Blade Runner 2049”, seu terceiro trabalho com o diretor Denis Villeneuve. Com 35 anos de carreira, a primeira indicação de Deakins foi em 1995, com “Um Sonho de Liberdade”. O cineasta agradeceu toda a sua equipe durante a cerimônia:
“Eu realmente adoro meu trabalho. Eu tenho feito isso por muito tempo, como vocês podem ver, mas sabe, uma das razões pelas quais eu realmente adoro meu trabalho são as pessoas com quem trabalho, tanto na frente da câmera como atrás da câmera “, declarou em seu discurso no palco do Dolby Theatre.
Deakins concorreu com Rachel Morrison, por “Mundbound”, a primeira mulher a ser nomeada na categoria; Bruno Delbonnel por “O Destino de Uma Nação”; Hoyte Van Hoytema por “Dunkirk”; e Dan Laustsen por “A Forma da Água”. Este ano ele já havia vencido o prêmio da American Society of Cinematographers pelo mesmo filme. Veja abaixo um pouco sobre o trabalho de Roger Deakins: