Num post no Instagram, o casal de fotógrafos Carol e Giovani Cerutti trouxe um curioso caso de uma robô humanoide que trabalha como fotógrafa de casamento. Eles estavam abrindo um importante debate sobre a saturação do mercado de casamentos e se, no futuro, realmente robôs podem substituir os fotógrafos humanos para fazer o registro dos eventos. A parte da discussão fomos atrás das informações sobre essa robô humanoide e contar sua história.
Embora muitos fotógrafos não tenham tido conhecimento, no início de 2019, a empresa Service Robots, sediada no Reino Unido, lançou uma robô fotógrafa chamada Eva. E poucos meses após o lançamento, especificamente no dia 7 de abril de 2019, Eva fotografou oficialmente o seu primeiro casamento. A robô fotógrafa foi contrata pelos noivos Gary e Megan Baker.
Equipada com uma tela colorida interativa na frente do seu corpo humanoide, Eva utiliza uma tecnologia de reconhecimento facial para identificar as pessoas antes de perguntar se gostariam de tirar uma foto. Ao tocar a tela interativa, os convidados podiam escolher entre uma variedade de opções de fotografias. Além de tirar as fotos, os convidados podiam compartilhar as imagens nas redes sociais ou pedir pra robô a impressão das fotos na hora. Veja abaixo um pequeno vídeo que mostra a robô fotógrafa em ação:
Um porta voz da empresa que desenvolveu a Eva disse à revista Bride que as pessoas estão cada vez menos interessadas em cabines de fotos tradicionais, afinal, procuram algo novo e memorável, que realmente faça o evento se destacar. As pessoas não esquecerão que participaram de um casamento em que o fotógrafo era um robô e para os noivos, o dia mais inesquecível de suas vidas também será marcado por essa lembrança.
Segundo o noivo do primeiro casamento de Eva, Gary Baker, a presença da Eva foi fantástica e todos os convidados adoraram. No dia, todos ficaram muito felizes e além disso, ela envolveu as pessoas, o que tornou o casamento ainda mais divertido.
Obviamente, por enquanto, Eva não tem a mínima condição de substituir um fotógrafo profissional de casamento, afinal trata-se apenas de uma versão divertida de uma cabine de fotos ou estação de selfies. Mas não deixa de ser curioso o investimento da empresa com foco na fotografia. Quem sabe no futuro com o rápido desenvolvimento da inteligência artificial e aprendizado de máquina tenhamos robôs mais evoluídos e capazes realmente de fotografar um casamento de maneira similar aos fotógrafos humanos. O que você? É possível?
Ajude o iPhoto Channel
Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há quase 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas, webdesigners e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.