João Guedes e a sensualidade sem artifícios

O fotógrafo João Guedes tem um projeto intitulado Diários, no qual busca retratar a beleza feminina em sua forma mais natural. O olhar de João é a maneira que encontrou para retratar o universo ao qual não pertence: o feminino. A ideia do trabalho nasceu pelo desejo de criar algo seu, que não fosse estritamente comercial, não sofresse interferências e carregasse sua identidade como artista. O resultado são ensaios em locações intimistas que revelam a sensualidade feminina, sem forjá-la.

As referências vêm de trabalhos de fotógrafos como Annie Leibovitz, Yousuf Karsh, Richard Avedon e Hannes Caspar. Além disso, o fotógrafo se inspira nos detalhes cotidianos da vida, tudo com o intuito de ser criativo e ter uma linguagem artística, sem cair no óbvio na hora de fotografar. Retratar a intimidade do universo feminino, mantendo a simplicidade e a delicadeza nas formas, é um dos grandes desafios.

Para os ensaios, as locações são sempre escolhidas a partir do perfil da modelo. “Gosto de locais que tenham boa iluminação e ambientes mais quentes. Além disso, que possuam móveis, quadros, estantes com livros, ou seja, casas e ambientes que pareçam onde vive a modelo”, afirma o fotógrafo. A partir do ambiente e da sua luz, João começa a enxergar as cenas do ensaio e imagina como a modelo ficaria nesse contexto. Feito isso, ela a posiciona e deixa com que se movimente com liberdade. “Em seguida dou pequenas orientações com relação ao olhar, posição das mãos e clico esses movimentos para obter a imagem de forma natural”, explica.

Para clicar, João usa uma Canon EOS 5D MKII, com as lentes 50mm L 1.2 e 85mm L 1.2. A pós-edição é feita no Adobe Lightroom e são usados presets que têm como base os do VSCO.

Sair da versão mobile