Documentos mostram que Reels estão fracassando. E agora Instagram?

A gente cantou essa bola na semana passada quando o diretor do Instagram, Adam Mosseri, voltou atrás e disse que os “fotógrafos ainda são relevantes” no aplicativo (leia aqui). Estava muito óbvio que algo tinha dado errado na estratégia do aplicativo em apostar todas suas fichas nos vídeos e Reels. Ontem, o The Wall Street Journal revelou documentos internos do aplicativo que mostram que os Reels estão fracassando na missão de tornar o Instagram um clone do TikTok.

De acordo com os documentos, os Reels têm menos de 10% do engajamento dos vídeos do TikTok e está caindo cada vez mais. Somente em agosto, a queda do engajamento do Reels foi de 13,6% em comparação ao mês anterior. Outro dado devastador do documento para o “fracassado clone do TikTok” é que a maioria dos usuários do Reels não tem nenhum envolvimento com as postagens e que quase um terço do conteúdo é feito em outro aplicativo e apenas repostado na plataforma.

Reels Instagram

Assim, os documentos apenas confirmam o que afirmamos no texto da semana passada quando o diretor do Instagram disse que os fotógrafos e amantes da fotografia ainda são importantes para o aplicativo: “Mas o que pode estar por trás desse novo posicionamento? Simples, milhões de usuários fiéis ao aplicativo se posicionaram contra às mudanças, novos recursos focados em vídeo e a transformação do Instagram num clone do TikTok. Obviamente, isso não seria suficiente para a empresa mudar de ideia.

O que esses diretores analisam são apenas planilhas financeiras de olho em mais lucros. Por isso, o mais provável é que o Instagram não está atraindo nem usuários do TikTok, nem novos usuários interessados em suas “novidades de vídeo”. Sem falar, que criar vídeos é muito mais complexo para a maioria dos usuários, enquanto a postagem de fotos é mais simples, rápida e de fácil captura e edição.

Quando Mosseri fala “Fomos longe demais no vídeo”, mostra claramente que os usuários não aderiram tanto quanto eles queriam ou acreditavam e agora precisam tentar reconquistar os fotógrafos e amantes das postagens de fotografia.

Por isso, sempre falamos que o Instagram estava totalmente perdido e que “suas ideias” eram meras cópias do TikTok e que isso era a fórmula do fracasso. E agora as “mentes brilhantes” do Instagram descobriram que seus usuários não queriam um clone do TikTok. Mas como o aplicativo ignorou muito os fotógrafos e reduziu em até 44% o alcance das postagens com fotografia, agora pode ser tarde demais para reconquistar muitos usuários.

Reels Instagram

Se não mudar rapidamente de rumo e implantar novos recursos para valorizar o conteúdo com fotos no Feed e Stories, o Instagram vai silenciosamente rumar a extinção nos próximos anos. Um dos aspectos fundamentais é aumentar novamente o alcance das postagens de forma orgânica e parar de tentar forçar indiretamente que usuários tenham que pagar o impulsionamento para ter alguma visibilidade. Mas para isso o Instagram vai precisar abrir mão de uma parte do seu lucro. Se não fizer isso em breve é questão de tempo para o aplicativo ficar cada vez mais inexpressivo.

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há mais de 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente.

Sair da versão mobile