Redes sociais Tecnologia

Inteligência artificial do Facebook pode abrir os olhos de quem piscou na foto

Quem nunca fez uma foto em que alguém saiu piscando? Isso é algo bastante comum e, pensando em uma solução para esse problema, a equipe de desenvolvedores do Facebook criou uma inteligência artificial que pode, automaticamente, substituir os olhos fechados por abertos nas fotos.

Os cientistas treinaram a IA com fotos de pessoas com os olhos abertos para aprender como os olhos dos sujeitos normalmente se parecem. Depois de aprender como deve ser a forma e as características de uma pessoa, a IA pode substituir os olhos fechados por olhos gerados artificialmente.

Abaixo é possível ver alguns exemplos dos resultados obtidos pelo sistema do Facebook. À esquerda estão as fotos de referência, ao centro as fotos com olhos fechados e à direita as versões com olhos abertos geradas por inteligência artificial:

Alguns resultados são melhores que outros. Alguns são realistas, enquanto outros produzem olhares frios e assustadores que você não gostaria de compartilhar, mas é provável que os avanços nessa tecnologia produzirão resultados melhores e mais realistas com o passar do tempo.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!