Um vídeo com mais de 200 mil visualizações publicado pelo canal no YouTube Restoration T – D causou enorme espanto entre fotógrafos. Afinal, é possível recuperar uma câmera fotográfica de 20 anos encontrada completamente detonada e cheia de barro e deixá-la como nova?
Durante quase 16 minutos, o vídeo mostra todo o processo de limpeza, desmontagem, recuperação e reparos de uma câmera Canon e uma lente encontradas muito sujas num lixeiro a céu aberto. Apesar do resultado da recuperação ficar incrível e a câmera e lente ficarem com aspecto de novas após o processo, muitos usuários acusam o canal de ter feito o vídeo de maneira falsa, principalmente, por limpar os componentes com água. Veja abaixo o vídeo e tire suas próprias conclusões.
Agora que assistiu o vídeo, o que achou? O vídeo é verdadeiro ou falso? Leia agora o comentário de um dos seguidores do canal depois de assistir o vídeo: “Como técnico de reparo de câmera fotográfica aposentado, sugiro fortemente que você não tente esse método de ‘restauração’ em casa. Embora suas travessuras sejam um conteúdo divertido, posso garantir com 110% de certeza (literalmente) rasgar coisas e lavar o corpo/lente em água enquanto raspa componentes elétricos delicados com uma escova de dentes suja não fornecerá resultados positivos”.
E você, o que achou? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe em grupos de fotógrafos para discutir se é possível esse tipo de restauração ou não.
Leia também: Qual é o melhor software de recuperação de fotos e vídeos excluídos?