A quantidade de câmeras disponíveis no mercado é tão grande que às vezes, pra quem está começando, pode dar um nó na cabeça. Por isso, trazermos oito dicas importantes antes de escolher sua primeira câmera DSLR, analisando seu próprio interesse e nível de ambição como fotógrafo.
Hoje em dia, há maior acesso às DSLR (Digital Single-lens Reflex, em tradução livre “câmera digital de reflexo por uma lente”), permitindo que quase qualquer pessoa tenha acesso a equipamento de fotografia de alta qualidade. Como resultado, este tipo de câmera se tornou muito popular, enquanto as câmeras point-and-shoot (digitais compactas) ter sofrido com a competição dos smartphones. Uma câmera DSLR é quase que uma obrigação se você estiver interessado em aprender sobre fotografia e quiser melhorar suas habilidades.
1 – Você realmente precisa de uma câmera DSLR?
Isto pode não ser uma questão óbvia, mas é algo que você deveria considerar seriamente. Você está empenhado em fazer os esforços para utilizar os benefícios oferecidos pelas câmeras DSLR? Uma câmera DSLR, com sua lente de kit, utilizada no modo automático, provavelmente não dará melhores resultados do que a boa câmera compacta. Sem falar no fato de que ele será muito mais pesada para transportar. Para tirar o melhor proveito de sua nova câmera, é preciso estudo. Portanto, você precisa saber se está disposto a isso.
2 – Use todo o potencial de sua câmera atual e comece a aprender
Por que não começar hoje a entender mais sobre as configurações manuais e composição criativa com sua câmera atual? Você pode ter uma digital compacta boa ou mesmo uma câmera de smartphone que permite alterações manuais básicas. Você pode fazer alguns exercícios simples, por exemplo, modificando manualmente a velocidade do obturador durante a captura de um objeto em movimento, diminuindo a abertura enquanto cuidadosamente foca em um objeto, etc. Câmeras DSLR não só oferecem muito mais flexibilidade para ajustar manualmente as configurações como também permitem uma gama muito maior de variações (em particular no que diz respeito à abertura e ISO).
3 – Envolver-se e definir as suas expectativas
Agora que você executou os seus primeiros passos como um fotógrafo amador e tem certeza que quer investir em uma câmera DSLR, então o próximo passo é pensar sobre o que você quer alcançar com a sua fotografia. Você pretende tirar fotos de sua família e filhos? Você planeja viajar? É para o seu blog? Você está interessado em fotografar paisagem? Retrato? Quão comprometido você está? Quanto tempo você acha que vai gastar em aprender e praticar a fotografia? Responder a estas perguntas deve fornecer algumas pistas sobre o tipo de investimento que você deve fazer. DSLRs têm vários tamanhos e preços. Dependendo da sua ambição como fotógrafo, talvez a necessidade seja comprar uma DSLR no nível intermediário, ao invés do nível de entrada mais em conta. Você pode superar sua câmera mais cedo do que você pensa.
4 – Pesquise (muito) online
Vá em sites de compartilhamento de fotos como o Flickr ou 500px e verifique a informação disponível sobre as câmeras utilizadas para o tipo de imagem em que você está interessado. Essas informações (metadados) muitas vezes incluem o modelo da câmera e a lente utilizada pelo fotógrafo. Em seguida, verifique as especificações, preços e em sites de venda.
5 – Vá a uma loja de fotografia
Em uma loja, experimente as diferentes câmeras que você identificou na Etapa 4. Você terá feito sua lição de casa e pode se concentrar exclusivamente sobre o tipo de câmeras que você está interessado. Observe como a câmera fica rm sua mão, mexa nos menus, faça algumas fotos de teste, etc. Isso provavelmente vai limitar ainda mais seu leque de escolha para apenas algumas câmeras. Ir a uma loja local também lhe dá a oportunidade de fazer perguntas, no entanto vendedores experientes são difíceis de encontrar. É melhor você já ter feito uma pesquisa online.
6 – Pergunte à família e amigos
Pergunte à familiares e amigos sobre a experiência deles com DSLR. A vantagem é que você provavelmente pode pegar emprestado o equipamento para experimentá-lo. Você pode testar várias câmeras e várias lentes. Não se esqueça, porém, que a maioria das lentes não são compatíveis entre marcas. Isso significa que você só pode emprestar lentes do mesmo fabricante do corpo da câmera (adaptadores estão disponíveis, mas você vai perder algumas funcionalidades).
7 – Não acabe com suas economias
Sua primeira DSLR deve permitir que você cresça como um fotógrafo, não precisa ser muito cara. Na verdade, uma câmera de entrada de nível intermediário com a sua lente de kit será suficiente para te manter entretido por algum tempo. Você pode até escolher um modelo mais antigo para economizar mais. Não há necessidade de se obter os mais recentes recursos em câmera ou maior resolução possível. E o que você vai atualizar primeiro também vai depender do estilo de fotografia que você desenvolver, pode ser uma lente grande angular e um tripé para fotografia de paisagem ou uma 50 milímetros e um refletor para fotografia de retrato (confira aqui como escolher os tipos de lentes adequados).
8 – Decida e comece a fotografar
Agora que você já passou algum tempo identificando a DSLR que melhor atender suas necessidades e aspirações, faça a decisão final e vá adquirir sua câmera. Se você gostou deste processo de seleção, não há dúvida de que você tem uma paixão pela fotografia e você não vai se arrepender de seu investimento. Leve sua nova DSLR onde quer que vá e fotografe muito.
FONTE: SHOOTING WILD PHOTOGRAPHY