O Twitter, de Elon Musk, lançou nessa semana a nova logomarca do Twitter. Depois de 17 anos, o microblog abandonou o icônico passarinho azul e adotou apenas a letra “X”. E logo depois do lançamento, rapidamente, muitos fotógrafos começaram a questionar a autenticidade do novo logotipo e afirmando que Elon Musk havia copiado a nova logomarca da Nikon.
E realmente, a nova logomarca não única ou muito exclusiva. Há muitas marcas usando um tipo de fonte e design muito similar, como o logotipo da série Z da Nikon. Veja abaixo e compare:
Porém, apesar das alegações de copia ou plágio da nova logomarca do Twitter, mesmo que haja muita semelhança, nem o logotipo da Nikon e de nenhuma outra empresa foi usado como inspiração. O novo logotipo na verdade veio do X Pod, um podcast lançado em setembro de 2021 e que se concentrava fortemente na Tesla e em todos os projetos criados por Elon Musk (Space X, Neuralink, etc).
O podcast parou de ser feito em fevereiro de 2022 e agora a logomarca está sendo reutilizada no Twitter, que foi comprado por Elon Musk no final do ano passado. Segundo o próprio Elon Musk, a nova logomarca do Twitter é uma solução provisória e que pode sofrer novas alterações e refinamentos num futuro breve.
Quem desenhou a nova logomarca do Twitter?
A nova logomarca do Twitter 𝕏 foi desenhada pelo engenheiro físico chamado simplesmente de Alex (https://twitter.com/ajtourville) e o próprio contou, em uma postagem em seu perfil, como criou o nome e o design.
“Tudo começou há exatos dois anos…. em 4 de setembro de 2021 criei o show 𝕏. O podcast discutiria @elonmusk e seus empreendimentos (Tesla, SpaceX, Neuralink e The Boring Co.) O nome do show não foi fácil de inventar. Chamá-lo de ‘Elon Musk Show’ ou ‘Boring Neuralink SpaceX Tesla Show’ estava obviamente fora de questão. Era sabido que Elon possuía o nome de domínio de um caractere http://X.com que não estava sendo usado e, na época, as pessoas no Twitter estavam brincando com a ideia de que ele poderia criar a X Corp, uma corporação controladora para todos os seus empreendimentos”, explicou o engenheiro físico.
“Além disso, a letra ‘x’ é frequentemente usada como uma variável, o que foi perfeito dada a variedade de tópicos que o programa abrangeria e abordaria de um episódio para o outro… O Branding do show foi um tanto desafiador. Usar a letra padrão ‘X’ seria chato e sem inspiração. Precisávamos de um tipo de letra ousado que pudesse ser usado no Twitter como texto, bem como um logotipo grande e distinto. Eu escolhi o caractere Unicode 𝕏 (U+1D54F) para usar no nome de exibição do programa. Com base nesse personagem, fiz um logotipo gráfico um pouco mais refinado e pronunciado para usar como foto de perfil”, revelou Alex na postagem.
“Descontinuamos 𝕏 Pod em fevereiro de 2022… Oito meses depois, Elon adquiriu o Twitter. Nove meses depois, Elon substitui o pássaro azul por 𝕏, sinalizando o surgimento do Everything App. Mesmo que 𝕏 seja apenas um logotipo provisório e que será refinado por um artista gráfico profissional, estou feliz e orgulhoso de vê-lo ser escolhido por um homem que admiro e respeito profundamente, para ser usado pela plataforma que amo, a plataforma que salvou a liberdade de expressão. O 𝕏 foi inspirado por Elon e, portanto, deve ter sido o destino de Elon ser inspirado pelo 𝕏”, finalizou o engenheiro físico.
Mas como o logotipo 𝕏 Pod se tornou a nova logomarca do Twitter? Recentemente Elon Musk lançou um desafio para seus 149 milhões de seguidores: criar um um logotipo com a marca X. Posteriormente, ele selecionou um dos designs enviados, no caso pelo engenheiro físico Alex e imediatamente atualizou sua foto de perfil com ele. Musk, porém, esclareceu aos seus seguidores que usaria esse design como uma solução provisória, reconhecendo que a nova logomarca poderia sofrer novas alterações e refinamentos no futuro.