Fotografia de natureza

Quantos crocodilos você consegue ver nesta foto?

Quantos crocodilos você consegue contar nesta foto? Apenas um! Você está perdoado por não registrar imediatamente que as costas deste crocodilo gavial macho estão inteiramente cobertas por seus filhotes. A imagem foi capturada pelo fotógrafo especialista Dhritiman Mukherjee. Sua foto, tirada no Santuário Nacional de Chambal na Índia, é uma das concorrentes mais elogiadas na competição Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano (WPY).

 Filhotes se agarram às costas de um crocodilo gavial macho no Santuário Nacional de Chambal na Índia / Foto: Dhritiman Mukherjee

“Este macho acasalou com sete ou oito fêmeas, e você pode ver que era muito envolvido. Normalmente, o gavial é um crocodilo bastante tímido em comparação com os crocodilos de água salgada e do pântano. Mas este era muito protetor e se eu chegasse perto demais, ele me atacaria. Pode ser muito agressivo”, disse Dhritiman à BBC News.

O crocodilo gavial macho exibe uma protuberância fabulosa na ponta do focinho, que lembra um pote de cerâmica redondo, ou “ghara” na língua hindi. “É uma estrutura que permite que os sons vocais sejam amplificados”, disse Patrick Campbell, curador sênior de répteis do Museu de História Natural de Londres , que organiza a prestigiosa competição WPY. “Outros crocodilos carregam seus filhotes pela boca. Com muito cuidado, é claro! Mas para o gavial, a morfologia incomum do focinho significa que isso não é possível. Portanto, os filhotes precisam se agarrar à cabeça e às costas para uma conexão estreita e proteção.”

Via: BBC News