Nos tempos atuais, as redes sociais são ferramentas importantes para os fotógrafos divulgarem seus trabalhos. Mas é importante ficar atento a algumas especificações para que a reprodução das imagens seja a mais adequada possível para cada situação. Para ajudar os usuários, o site Postcron criou um infográfico, onde é possível encontrar todos os tamanhos e dimensões que se deve conhecer para criar as melhores imagens para as redes sociais mais populares, como Facebook, Instagram e Twiiter, e outras redes como Pinterest Linkedin e Google +. Veja abaixo:
Dicas extras
Ao final de cada seção do infográfico há uma série de dicas extras que podem ser bem úteis na hora de fazer a publicação de uma foto:
Anúncios no Facebook
- Não basta criar boas imagens, você também precisa acompanhá-las com um bom texto que convença o leitor a clicar.
- Sempre coloque uma chamada para ação clara que convide ao clic para incrementar as conversões.
- E se você vai investir em Facebook Ads, lembre-se de respeitar a regra de 20% de texto sobre a imagem. Anúncios com imagens com mais de 20% de texto são menos exibidos e custam mais caro.
Anúncios no Instagram
- Use Chamadas para Ação: você pode adicionar um botão a sua imagem ou um link no texto do anúncio.
- Use frases que motivam as emoções, destaque os benefícios, seja claro e direto.
- Use imagens claras e com cores ressaltadas.
Posts no Instagram
- Use Hashtags que sejam do interesse do seu público e coloque-as depois da descrição. Máximo: 30 #
- Publique Regularmente: para que isso seja fácil, use ferramentas como Postcron. Comente e dê Likes, dê para receber Etiquete pessoas, marcas, etc.
Anúncios no Twitter
- Inclua uma Chamada para Ação: “Clique Aqui”, “Fazer o Download”.
- Crie anúncios curtos e interessantes. Os tweets com menos de 100 caracteres têm mais engajamento.
- Use imagens, vídeos e Twitter Cards para aumentar a interação com o seu público.
Publicações no Google+
- Comece com um bom título e leve em consideração que é provável que o mesmo apareça nos resultados das buscas no Google.
- Use Hashtags.
- Coloque imagens que as pessoas queiram compartilhar nas suas.
Posts no LinkedIn
- Inclua pelo menos uma Chamada para Ação que seja clara, por exemplo, “Registre-se”.
- Use imagens de alta qualidade, que reflitam o que você quer transmitir com a postagem.
- Publique conteúdos variados e de interesse do seu público.
- Publique regularmente para estar sempre presente no feed de notícias dos seus seguidores.
Pins no Pinterest
- A qualidade das imagens é um diferencial desta rede social (evite usar imagens pequenas ou com baixa qualidade).
- Compartilhe postagens verticais, são melhor visualizadas em todas as telas.
- Use pins com várias imagens (mas não passe de 4 imagens por pin).
- Diminua a quantidade de texto dos seus pins e assegure-se de que sejam legíveis em smartphones.