Qual o nível de tolerância do ruído na fotografia?
Uma das regras da fotografia é: quanto mais alto o ISO mais ruído na imagem. Mas você sabe até que ponto o ISO para você é aceitável? Essa mágica acontece em todas as fotografias já que hoje, com toda a tecnologia, podemos escolher o ISO de acordo com cada imagem.
Cada vez mais as câmeras chegam ao mercado com valores de ISO super altos, e quando alguma tem uma baixa proporção torcemos o nariz. Antigamente a ASA do filme (que no caso era o ISO) existia com valor máximo de 1.600. Mas será que usar o ISO tão alto ajuda ou atrapalha?
Podemos dizer que o ruído acontece dentro da percepção de cada pessoa, umas gostam, outras não se importam e tem gente que detesta. Hoje com os celular sempre na mão dar zoom em uma imagem pode apresentar alguns problemas, mas a resolução que as fotografias sobem, no Instagram por exemplo, não ajudam muito na crítica. Afinal o aplicativo sempre baixa a qualidade na hora da postagem, por mais nítida que aquela fotografia tenha saído na câmera.
Hoje com o boom da imitação da fotografia analógica por meio de aplicativos de celular o ruído vem até como preset, mas pensando bem porque dentro da fotografia “analógica” ele pode existir – é e até charmoso – e na digital não? Bom, é uma questão de gosto, a fotografia de moda pode utilizar o ISO alto proporcionando ruído quando isso couber dentro da narrativa, assim com todos os outros ramos.
O fotógrafo Nando Harmsen apresenta um teste super simples que você pode realizar para descobrir qual nível de ISO você prefere. Coloque a câmera em um tripé em um local mal iluminado e fotografe um objeto com todos os valores de ISO da sua câmera, regulando sempre as demais funções. Suba as fotos para o computador e analise uma por uma até encontrar aquela que você olhe e desgoste.
Depois que você descobrir o seu nível de tolerância ao ruído algumas técnicas podem acabar mudando, ou até mesmo a sua visão referente ao ruído.
Fonte: Fstoppers