Tendência

Qual a regra mais importante para uma boa fotografia?

Três elementos formam o tripé fundamental de uma fotografia: luz, composição e direção. Mas qual é a regra mais importante para uma boa fotografia? Bem, a luz sempre foi o principal elemento de qualquer fotografia, mas agora com a super sensibilidade de câmeras e celulares em captar a luz ambiente, mesmo nas piores condições, a composição das fotos se tornou a principal ferramenta para a construção de boas fotos. Ou seja, você precisa saber como organizar os elementos da cena para fazer uma imagem de impacto visual. Então, fotos que usem as regras certas de composição chamam mais a atenção porque transmitem a mensagem de maneira mais clara e eficiente.

regras de composição de fotos
A regra dos terços é uma das regras mais clássicas para fazer a composição de fotos e também é usada no cinema.

Mas quais são as principais regras de composição de fotos que posso usar em minhas imagens? Veja abaixo as 3 regras mais importantes e como usá-las em suas fotos:

3 REGRAS DE COMPOSIÇÃO NA FOTOGRAFIA

1. Regra dos terços

A primeira regra mais importante para uma boa fotografia é a regra dos terços. Você pode usar ela em todos os tipos de fotos. E como ela funciona? Simples, você divide, mentalmente, a cena em três partes iguais, tanto de forma horizontal, como de forma vertical. Assim, você terá uma grade que divide sua foto em 9 áreas retangulares, como mostra a imagem abaixo. Fazer isso na prática é bem mais fácil porque muitas câmeras já tem esse gráfico para você ativar e ver em tempo real no visor as linhas e fazer a composição.

Como posso usar a regras dos terços na composição das fotos?

Para usar a regra dos terços para um objeto ou sujeito, coloque o objeto em um dos pontos de interseção. Isso pode ser superior esquerdo ou direito, ou inferior esquerdo ou direito. Ao colocar os objetos aqui, achamos a imagem mais esteticamente agradável. É um efeito visual melhor do que colocar o objeto no meio.

A regra dos terços é outra regra de composição. Nossas câmeras e muitas vezes nosso software de edição de imagens podem nos ajudar a usar a regra dos terços. Imagine dividir sua cena em três. Primeiro, horizontalmente, depois verticalmente. Coloque duas linhas horizontais imaginárias em sua cena, uma em 1/3 e a segunda em 2/3. Em seguida, coloque duas linhas verticalmente, novamente em 1/3 e 2/3. Você obtém uma grade que divide sua cena em nove áreas retangulares.

como fazer a composição de fotos

Para usar a regra dos terços para um objeto ou sujeito, coloque o objeto em um dos pontos de interseção. Isso pode ser superior esquerdo ou direito, ou inferior esquerdo ou direito. Ao colocar os objetos aqui, achamos a imagem mais esteticamente agradável. É um efeito visual melhor do que colocar o objeto no meio. Veja exemplos abaixo:

Qual a regra mais importante para uma boa fotografia?
regras nos terços composição de fotografia
regras nos terços composição de fotos

2. Regras de Composição na Fotografia: A espiral de Fibonacci

Na geometria, a proporção áurea também pode ser expressa como um tipo particular de retângulo. Suponha que você pegue a linha x + y acima e gire um retângulo, onde a largura é x e o comprimento é x + y. Se você dividir a área desse retângulo em uma série de quadrados, ele formará uma espiral da sequência de Fibonacci:

explicação fibonacci-espiral

Como usar a espiral de Fibonacci

Em termos de fotografia real, você não precisa se preocupar com a explicação técnica. Espirais de Fibonacci são úteis para quase todo tipo de fotografia, mas são especialmente boas para fotografia de paisagens, de natureza, fotografia de rua e ensaios externos.

O Apogee Photo tem um ótimo exemplo de como usá-lo:

Regras de Composição na Fotografia
Estava um nevoeiro no final da tarde durante o outono e eu queria capturar as cores do pôr do sol que se filtravam através do nevoeiro, bem como a bela cor carmesim da folhagem de outono. Meu objetivo era incorporar uma pessoa que se destacasse andando ao longo do caminho, a folhagem de outono em primeiro plano e a linha das árvores como o ponto central do foco no meu enquadramento. Para fazer isso, posicionei esses aspectos no centro do meu retângulo imaginado, sabendo que ele continha vários dos principais pontos de foco associados à relação e incorporei a névoa na cena ao longo do amplo arco da espiral.

Como você pode ver, a espiral basicamente tem uma maneira de guiar seu olho naturalmente do ponto focal para o exterior. Veja mais exemplos abaixo:

3. A regra das linhas principais na composição de fotos

Usar as linhas principais na composição de fotos conduz os olhos de quem vê a imagem para onde você gostaria. Muitas vezes, compomos nossas fotos a partir das linhas principais sem saber. Um exemplo simples é quando fotografamos a paisagem de dentro de uma estrada. A própria estrada cria as linhas principais como podemos ver na foto abaixo.

dicas de composição fotográfica e linhas principais
Prathap DK

O que são linhas principais na composição de fotos

linha principal é o que leva você de um ponto a outro em uma imagem. Nossos olhos naturalmente seguem as linhas. Seu olho conecta os pontos inconscientemente. Você faz uma linha, um triângulo e/ou um quadrado. Esse é o poder da linha na fotografia. Ao usar esta técnica para compor sua fotografia, você pode forçar o espectador a seguir a linha, levando-o a uma viagem visual. É uma das mais simples e mais poderosas técnicas de composição fotográfica usadas ​​na fotografia de paisagem. Os fotógrafos de paisagem sempre olham para as linhas principais na natureza, criando uma sensação de profundidade na imagem, e também para levar o espectador para o assunto principal.

regras de composição na fotografia
Foto: Steve McCurry

Como usar as linhas principais

A ideia é levar o espectador para a cena com a ajuda de linhas literais, ou imaginárias/ implícitas, na cena. A fotografia se torna muito mais interessante quando esta linha leva o espectador para o assunto principal, ou um ponto de ancoragem. O ponto mais importante é usar as linhas principais para guiar o espectador na cena. Não faria muito sentido, se ela levar o espectador para fora da cena.

Prathap DK
Prathap DK

Principais aspectos das linhas de composição

Alguns dos aspectos importantes do uso de linhas em sua composição fotográfica são:

– Guiar o espectador pela fotografia;

– Direcionar o espectador de um ponto a outro;

– Guiar o espectador para o assunto principal

Prathap DK
Prathap DK

Especificamente na fotografia de paisagem, criar a ilusão de profundidade é muito necessário. A fotografia se torna mais atraente combinando a técnica das linhas principais com a regra dos terços. Abaixo, o espectador é guiado a partir do primeiro plano, e através de todo o caminho até ao fundo. Além disso, o horizonte está no terço superior do quadro, seguindo a Regra dos Terços, e criando uma fotografia da paisagem dinâmica.

As linhas de composição nas fotos de paisagem

Na natureza, há muitos elementos que podem ser usados ​​como linhas principais: Estradas; Vias férreas; Calçadões; Caminhos; Cachoeiras; Riachos; Beira da praia; Série de árvores ou postes; Seixos ou pedras no litoral; etc. A lista pode continuar. É incrivelmente simples de usar linhas principais a partir de paisagens, você apenas tem que olhar ao redor com atenção.

Tipos de linhas principais na composição de fotos

As linhas principais podem ser retas ou curvas, e linhas retas também podem ser horizontais, verticais ou diagonais. A linha horizontal induz uma sensação de calma, enquanto que uma linha vertical representa a força. As linhas diagonais podem ser muito interessantes uma vez que representam energia. Se usadas corretamente, as linhas diagonais pode fazer uma imagem sem brilho tornar-se mais atraente.

dicas de composição fotográfica e linhas principais
Prathap DK

A linha curva torna uma composição fotográfica interessante, uma vez que espirais em torno do quadro pedem mais atenção. O espectador acabará por observar mais partes da imagem. Uma curva em S é a preferida por muitos fotógrafos de paisagens pela sua capacidade de se conectar a muitas partes da imagem. Dá uma sensação de tranquilidade no expectador. Uma curva mais apertada, no entanto, pode induzir a sensação de perigo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *