Qual a melhor câmera no “teste de tortura na água”: Nikon, Canon, Olympus ou Sony?

A resistência às intempéries é um atributo importante das câmeras profissionais que precisam suportar ambientes difíceis. Para avaliar o quão bem algumas das melhores câmeras do mercado ficariam sob a chuva, o site Imaging Resource decidiu realizar um teste de tortura na água. Assista abaixo:

As câmeras testadas foram a Nikon D850, Sony A7R III, Canon 5D Mark IV e Olympus OM-D EM-1. As 4 câmeras foram colocadas sob um pulverizador de mangueira de jardim para simular a precipitação natural em uma forte chuva e uma névoa pesada. Cada câmera foi submetida a 15 minutos em cada cenário.

As câmeras Canon e Olympus sobreviveram ao teste sem qualquer intrusão de água detectada, ou seja, foram as “vencedoras” do teste. A Nikon teve um pequeno problema com a entrada de água no visor (que pode ser evitada usando a tampa opcional da sapata). A Sony, por outro lado, foi a única câmera que falhou no teste.

Segundo a equipe do Imaging Resource, havia muita água no compartimento da bateria da Sony A7R III, que possivelmente entrou através do painel superior de alguma maneira. A câmera ainda estava funcionando bem após o teste de chuva, mas o teste de névoa causou grandes problemas.

“A Sony precisa aumentar o seu jogo de vedação ambiental se quiser competir nesse segmento de mercado de alto nível/profissional”, conclui o Imaging Resource.

Durante o teste de névoa, a Sony A7R III começou a disparar continuamente, mesmo estando desligada e só parou quando a bateria foi removida. A equipe do Imaging Resource conta que não havia nenhum sinal de água no compartimento da bateria, mas observaram que havia água nas lâminas do obturador.

Sair da versão mobile