Tendência

Qual a melhor lente para fotografar retratos? Mesma modelo, mesma luz, mesma câmera e lentes diferentes

Algumas pessoas costumam achar que não são nada fotogênicas. Não importa o que façam, nunca saem bem na foto. Bem, talvez o problema não seja delas, mas qual é a lente que está sendo usada para fazer os retratos. O que fotógrafos mais experientes já devem saber foi demonstrado de modo categórico por Stephen Eastwood, fotógrafo de moda e beleza em Nova York (EUA). Mas qual a melhor lente para fotografar retratos?

Ele retratou uma modelo usando objetivas com diferentes distâncias focais. Foi de uma grande-angular de 19 milímetros até uma tele de 350mm. Todo o resto ele procurou manter igual: a mesma posição em relação à modelo, a mesma luz e expressão facial da moça.

Qual a melhor lente para fotografar retratos
Qual a melhor lente para fotografar retratos? Veja os resultados acima.

O resultado (que você pode ver acima) mostra o que Eastwood queria dizer: algumas lentes podem, de fato, arruinar um retrato. Isso nos traz ao velho princípio, da objetiva certa para a ocasião certa. O jornal Daily Mail, que noticiou a experiência de Stephen, diz que a lente 135mm é a mais recomendada pelos experts para fazer retratos de pessoas. “Mas mesmo com elas há um elemento de risco”, adverte a reportagem. Uma coisa é certa: esqueça as grandes-angulares se for fazer uma 3×4 de alguém.

iPhoto Channel_Com que lente eu vou_Stephen Eastwood 1
Extremos: objetivas com distância focal curta, como a 24mm, distorcem a imagem, enquanto que uma tele como a 230mm tende a “achatar” a cena

Qual a melhor lente para a fotografia de rua?

A maioria dos fotógrafos de rua prefere a lente 50mm f/1.8 para fotografar na rua. Por quê? Porque ela consegue capturar o assunto principal e seu entorno, ambiente. Afinal, a lente 50mm reproduz basicamente o que vemos com nossos olhos. Caso prefira uma lente com uma distância focal um pouco maior, que capte ainda mais o cenário, então compre a lente 35mm f/1.8. Porém, essas duas lentes são fixas e você vai precisar fisicamente se aproximar ou se afastar dos objetos para alterar o enquadramento. Então, se preferir o conforto de uma lente zoom, a alternativa mais versátil para fotografar na rua seria a lente 24-105 mm. Assim, você pode fotografar objetos próximos em grande angular ou aproximar objetos distantes com zoom.

Foto: Pexels

Qual a melhor lente para fotografar paisagens?

Se sua intenção é fotografar paisagens a melhor opção é uma lente que consiga captar toda cena, ou seja, você precisa de uma lente grande angular. Por isso, a lente ideal para fotografar paisagens é entre 10mm a 24mm, ou seja, você pode comprar uma lente 10-18mm ou uma lente 10-24mm. E diferente da fotografia de pessoas que você precisa de lentes 1.8 ou 2.8, você não precisa se preocupar com isso na fotografia de paisagens. Apenas use um tripé e abertura acima de f/11 para deixar as fotos com bastante profundidade de campo e nitidez.

Qual a melhor lente para fotografar paisagens
Foto: Pexels

Qual a melhor lente para fotografar casamentos?

Para fotografar casamentos você precisa de uma lente versátil para, ao mesmo tempo, fotografar pessoas, no caso a noiva, noivo, pais, família e convidados, como também uma lente para fotografar detalhes da decoração, comidas e a arquitetura do ambiente. Por isso, é importante ter uma lente com diferentes distâncias focais. Assim, a melhor lente para fotografar casamentos, sem dúvida, é a lente 24-70mm f2.8. Não é uma lente barata, obviamente. Mas por ela cobrir diferentes distâncias é a mais indicada e isso tem um preço mais salgado. Porém, se pra você não for viável comprar essa lente, uma alternativa seria comprar duas lentes fixas: uma lente 35mm e uma lente 85mm.

Qual a melhor lente para fotografar casamentos
Foto: Pexels

Qual a melhor lente para fotografar imóveis, arquitetura e interiores?

Muitas pessoas e empresas (imobiliárias) precisam fazer fotos interiores e da arquitetura de suas casas e apartamentos para locação, venda ou marketing de design. Porém, não é qualquer lente que permite captar perfeitamente todo o ambiente de um quarto, banheiro, sala ou cozinha. Se você comprou uma câmera com a lente do kit, por exemplo, vai ter dificuldades para fazer as fotos. Por isso, a melhor lente para fotografar imóveis, arquitetura e interiores é uma lente grande angular com distâncias focais entre 10 mm a 24 mm.

Assim sendo, você pode comprar uma lente 10-18mm ou uma lente 10-20mm ou uma lente 10-22mm ou uma lente 10-24mm. Todas são excelentes para fotografar ambientes interiores. E aqui não se preocupe em comprar uma lente clara, com abertura de 1.8 ou 2.8. Isso não é necessário porque você deve fotografar com um tripé e usando uma abertura pequena! Então, compre lentes com aberturas de f/4 a f/5.6.

Qual a melhor lente para fotografar imóveis, arquitetura e interiores
Foto: Pexels

Qual a melhor lente para fotografar esportes?

Fotografar esportes realmente é um desafio tanto para o fotógrafo e quanto para seu equipamento fotográfico. Você precisa de uma câmera com um corpo resistente e que possa focar objetos em movimento com rapidez. E a lente precisa ter um zoom poderoso para captar detalhes de pessoas ou objetos que estão super longe de você. Por isso, a melhor lente para fotografar esportes é uma teleobjetiva de 100 a 400mm. E importante! Uma lente com essa distância focal e que tenha uma boa estabilização de imagem.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *