O ano de 2019 trouxe várias mudanças para o Instagram. O Instagram foi criado em outubro de 2010 e foi comprado em abril de 2012 pelo Facebook por um valor de mais ou menos 1 bilhão de dólares, o que apenas mostra o potencial de mercado do aplicativo. Em menos de um ano após a compra, o Instagram alcançou a marca de 100 milhões de usuários, a qual já foi ultrapassada. Todo ano, em torno do mês de abril Mark Zuckerberg dono de ambos e também do WhatsApp faz um conferência para anunciar as novidades e em 2019 não foi diferente. Abaixo falamos mais sobre essas mudanças e os seus impactos:
Compra e venda de produtos
Para as contas que trabalham com promoção de produtos, essa é uma ferramenta que só trouxe vantagens. Hoje é muito mais fácil comercializar produtos pelo o Instagram de forma totalmente segura tanto para quem vende como para quem compra. Além disso, no futuro será possível realizar pagamentos dentro do próprio aplicativo. Dessa maneira, o Instagram poderá ser utilizado como uma plataforma comercial.
Impacto: Positivo, já que as pessoas poderão abrir negócios e aumentar as suas fontes de renda.
Melhorias no Stories com um estúdio de criação e um adesivo de doação para causas sociais
Desde quando os Stories foram lançados, o Snapchat só perdeu usuários, isso porque a ferramenta traz aplicações muito parecidas e os usuários podem fazer tudo na mesma plataforma. O stories também se tornou uma força por si só sendo bastante utilizada em vários negócios. O Instagram percebeu isso e vai trazer várias ferramentas para os usuários criem, editem e compartilhem fotos e vídeos com o máximo de qualidade pelo o stories. Além disso, agora quem quer fazer doações para causas sociais pode usar o Instagram. Este adesivo pode ser adicionado no Stories.
Impacto: Positivo, já que as pessoas terão ferramentas mais profissionais para produzirem conteúdo com mais qualidade dentro do próprio Instagram facilitando as suas vidas. Já sobre o adesivo também positivo já que as pessoas poderão doar para as causas que acreditam e querem apoiar.
O fim da visualização do número de curtidas
O fim da visualização do número de curtidas tanto nas fotos como nos vídeos dos usuários do Instagram é uma das mudanças que mais gerou controvérsias, dividindo a opinião dos usuários da rede social. Para Mark, isso faria com que as pessoas parassem de se preocupar com o número de like, mas sim na qualidade das fotos e dos vídeos que publicam.
Impacto: Positivo, para as pessoas que não estão preocupadas com o número de likes e negativo para as pessoas que estão. O que você acha do fim das visualizações do número de curtidas? É a favor ou contra?
Todas essas mudanças vieram para fazer com que o Instagram se torne uma ferramenta melhor. Cada vez mais o Mark está tentando profissionalizar a ferramenta de forma a trazer mais investimentos, já que são as empresas que trazem dinheiro para a plataforma. Além disso, o Instagram foi acusado várias vezes como uma ferramenta negativa para a saúde mental dos seus usuários, acusações que Mark levou e está levando a sério. A plataforma visa um futuro brilhantes para 2020 com a implementação dessas mudanças e mais oportunidades para os seus usuários desenvolverem seus perfis com qualidade e segurança.