Quais as melhores maneiras de fazer backup de fotos?
Para quem gosta de tirar muitas fotos, seja um fotógrafo profissional ou amador, uma tarefa fundamental é fazer o backup de fotos. São incontáveis os casos de pessoas que perderam todas suas fotos ou de seus clientes e não tinham cópias reservas e isso é uma situação muito dramática. Por isso, o fotógrafo profissional Andrea Livieri escreveu um excelente artigo com as melhores maneiras de fazer backups de fotos, que reproduzimos abaixo:
1. Como os fotógrafos profissionais armazenam fotos?
Em algum momento, você provavelmente se perguntou: ‘Como os fotógrafos profissionais armazenam suas fotos?’ Cada fotógrafo tem requisitos e preferências diferentes e há muitas opções disponíveis, mas nem todas são adequadas às suas necessidades. Então, vamos comparar algumas das soluções de backup de fotos mais populares para fotógrafos e ajudá-lo a escolher a melhor para você.
2. Discos rígidos externos (SSD ou HDD)
Uma das maneiras mais simples e econômicas de fazer backup de suas fotos é usar um disco rígido externo. Você pode conectá-lo facilmente ao seu computador e transferir e arquivar suas fotos regularmente. Você também pode usar um programa de software que pode fazer backup automático de suas fotos em um disco rígido externo sempre que você conectá-lo.
Os PRÓS de usar um disco rígido externo para o backup de fotos são:
- É relativamente barato e fácil de usar.
- Oferece uma grande capacidade de armazenamento e rápida velocidade de transferência.
- É portátil e pode ser levado para qualquer lugar.
Os CONTRA de usar um disco rígido externo para o backup de fotos são:
- Está sujeito a danos físicos, roubo ou perda.
- Pode falhar sem aviso e causar perda de dados.
- Requer intervenção e manutenção manual.
Discos rígidos externos são uma opção de backup de fotos comum e simples. Eles oferecem uma maneira portátil e acessível de armazenar seus arquivos de imagem. Os fotógrafos podem usá-los para transferir e arquivar manualmente seus trabalhos regularmente.
Considere ter pelo menos dois discos rígidos externos e mantê-los em locais físicos diferentes. Essa prática fornece redundância e protege seus dados contra perdas devido a falhas de unidade ou eventos imprevistos, como roubo ou desastres.
Leia este artigo para saber qual tipo de disco rígido, SSD ou HDD, melhor atende às suas necessidades e quais são meus modelos favoritos.
3. Armazenamento de fotos nas nuvens – PRÓS e CONTRAS
Outra opção para fazer o backup de fotos é usar um serviço de armazenamento nas nuvens. Isso significa que você carrega suas fotos em um servidor online que as armazena para você. Ele monitora continuamente as alterações nas pastas selecionadas e sincroniza as alterações com o servidor em nuvem em tempo real. Você pode acessar suas fotos de qualquer dispositivo com conexão à Internet e compartilhá-las com outras pessoas.
Os PRÓS de usar um serviço de armazenamento de fotos nas nuvens são:
- É seguro e confiável. Suas fotos são criptografadas e protegidas contra hackers, vírus e desastres naturais.
- É conveniente e automático. Você não precisa se preocupar em conectar um dispositivo ou executar um programa de software. O backup de suas fotos é feito em segundo plano enquanto você trabalha.
- Oferece espaço de armazenamento ilimitado e escalabilidade. Você pode armazenar quantas fotos quiser e pagar apenas pelo que usar.
Os CONTRAS de usar um serviço de armazenamento de fotos nas nuvens são:
- Pode ser caro e exigir uma taxa de assinatura.
- Pode ser lento e depender da velocidade e largura de banda da sua internet.
- Isso pode levantar questões de privacidade e segurança. Você deve confiar ao provedor de serviços seus dados pessoais e fotos.
Provedores populares de armazenamento de fotos nas nuvens para fotógrafos incluem Google Drive, Dropbox e Microsoft OneDrive, mas meus dois serviços favoritos para fazer backup de minhas fotos são Backblaze e Synology C2 Backup.
4. Dispositivos NAS – PRÓS e CONTRAS para backup de fotos
Um dispositivo NAS (Network Attached Storage) é um dispositivo especializado que se conecta à sua rede doméstica e atua como um hub de armazenamento central para todos os seus dispositivos. Você pode fazer backup de fotos do seu computador, smartphone, tablet ou câmera para o dispositivo NAS e acessá-las de qualquer lugar na rede.
Os dispositivos NAS geralmente vêm com configurações RAID (Redundant Array of Independent Disks) que oferecem maior proteção de dados por meio de espelhamento ou distribuição de dados em várias unidades.
Os PRÓS de usar um dispositivo NAS para o backup de fotos são:
- Oferece alto desempenho e flexibilidade. Você pode personalizar o dispositivo para atender às suas necessidades e preferências. Você também pode adicionar mais espaço de armazenamento ou recursos à medida que cresce.
- Ele oferece suporte a vários usuários e dispositivos. Você pode compartilhar suas fotos com familiares ou colegas e colaborar em projetos.
- Ele permite acesso offline e backup. Você não precisa de conexão com a Internet para fazer backup ou acessar suas fotos.
Os CONTRAS de usar um dispositivo NAS para o backup de fotos são:
- Pode ser complexo e caro. Você precisa de algum conhecimento técnico e habilidades para configurar e manter o dispositivo. Você também precisa investir em componentes de hardware e software.
- Pode ser vulnerável a problemas de rede ou quedas de energia. Se sua rede cair ou sua fonte de alimentação falhar, você poderá perder o acesso às suas fotos ou correr o risco de corrupção de dados.
5. Antes de escolher uma solução de backup de fotos
Não existe uma solução única para fazer backup de fotos. A melhor solução de backup de armazenamento de fotos depende do seu orçamento, preferências, fluxo de trabalho e objetivos. Você também pode usar uma combinação de métodos diferentes para garantir segurança e redundância máximas.
Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer antes de escolher uma solução de backup de armazenamento:
- Quanto espaço de armazenamento de fotos que eu preciso?
- Com que frequência faço backup das minhas fotos?
- Com que rapidez preciso acessar ou restaurar minhas fotos?
- Quanto estou disposto a gastar em backup de fotos?
- Quão importantes são a privacidade e a segurança para mim?
PARA TER EM MENTE: Lembre-se de que nenhuma solução de backup de fotos é infalível e uma abordagem abrangente usando vários métodos é a melhor maneira de proteger suas fotos.
A estratégia de backup 3-2-1 é uma abordagem amplamente recomendada: mantenha pelo menos três cópias dos seus dados (original + dois backups), armazene os backups em pelo menos duas mídias de armazenamento diferentes (por exemplo, HDD local e nuvem) e garanta uma cópia de backup é armazenada externamente.
Por último, teste regularmente seus procedimentos de backup e restauração para garantir que seus dados sejam recuperáveis. Um backup só será eficaz se você conseguir restaurar seus arquivos com êxito quando necessário.
Seus pensamentos…
Eu adoraria ouvir sobre suas experiências. Você faz backup do seu arquivo de fotos? Se sim, como você faz o backup de fotos? Deixe-me saber nos comentários!
Sobre o autor: Andrea Livieri é um fotógrafo profissional, educador, que mora em Veneza, na Itália. Ele começou a explorar o meio fotográfico capturando imagens de músicos, suas famílias e outros amigos e conhecidos da indústria musical. À medida que continuava a aperfeiçoar a sua arte, fundiu o seu amor pela fotografia e pela exploração do ar livre, permitindo-lhe acumular muitos trabalhos fotográficos de paisagens encantadoras, paisagens montanhosas acidentadas e terrenos emocionantes. Ele também ministra cursos de fotografia, workshops e passeios para ensinar seus métodos a outros fotógrafos e ajudá-los a trazer à tona suas próprias visões. Para saber mais sobre Livieri, você pode segui-lo em seu site e Instagram e se inscrever em seu canal no YouTube. Este artigo também foi publicado aqui.