O tamanho de sensor em uma câmera é um ponto crucial na hora de escolher o equipamento com o qual se trabalhará. Tradicionalmente, os modelos de câmeras fotográficas mais populares são divididos entre “full frame” e “cropado”. Já as câmeras de cinema têm tamanhos um pouco diferentes. Hoje vamos entender mais a fundo essas divisões de tamanho, com informações retiradas do livro “Como fazer vídeos”, de Armando Vernaglia Jr.
“Quase todos os modelos de câmeras fotográficas no mercado dividem-se em dois tamanhos diferentes: o APS-C ou DX, tamanho herdado do sistema de filme fotográfico Advanced Photo System, e o 35mm, mais conhecido como full frame, cujas dimensões foram herdadas do filme fotográfico 35mm. Há ainda modelos que utilizam o formato micro 4/3.
As câmeras de cinema digital, em sua maioria, adotam o sensor super35, ou S35, de tamanho análogo ao filme cinematográfico 35mm, que difere da película fotográfica pelo fato de correr verticalmente dentro da câmera — assim, a altura do fotograma de filme fotográfico corresponde à largura do filme cinematográfico. Esse sensor não é encontrado em câmeras fotográficas.
Os principais fabricantes de câmeras têm ligeiras diferenças quanto ao tamanho APS-C, com a Nikon adotando o termo DX. Os sensores APS-C e DX são muito semelhantes em tamanho e desempenho, podendo ser tratados como uma única categoria. Há também o APS-H, que praticamente sumiu do mercado. Chamaremos o APS-C por APS.
Os sensores 1/3”, 1/2” e 2/3” são encontrados majoritariamente em camcorders, os sensores micro4/3, APS-C, DX e full frame majoritariamente em câmeras fotográficas e o super35 em camcorders de alto nível e câmeras de cinema digital.
Veja a tabela:
E quais as diferenças práticas entre sensores full frame, S35 e APS, entre outros?
Sensores maiores são menos propensos a ruído de imagem, daí o fato de câmeras full frame apresentarem menos ruído de imagem do que câmeras APS — e estas últimas são menos propensas a apresentar ruído de imagem que camcorders que carregam sensores 1/3” ou 1/2”.
Outro fator que influencia o ruído de imagem é o tamanho de cada pixel, pois pixels maiores aproveitam melhor a luz que recebem, enquanto pixels menores têm um pior aproveitamento da luz. Se considerarmos dois sensores com a mesma contagem de pixels, digamos vinte milhões de pixels (20 megapixels), um sensor fisicamente maior terá pixels maiores, e com isso menos propensão ao ruído de imagem, devido ao melhor aproveitamento da luz”
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