Início » Quais as câmeras preferidas dos fotógrafos do maior prêmio de fotojornalismo do mundo?
Equipamentos de fotografia

Quais as câmeras preferidas dos fotógrafos do maior prêmio de fotojornalismo do mundo?

Uma pergunta muito feita entre fotógrafos é: qual câmera você usa? Sabemos que o equipamento não faz o fotógrafo, mesmo assim a nossa curiosidade sempre é grande. O site Photolari publicou os dados detalhados dos equipamentos do maior prêmio de fotojornalismo do mundo, o World Press Photo usados em 2021.

Mãe e filho preparam rede de pesca em barco na baía de Khor Omeira, Iêmen, dia 12 de fevereiro de 2020. | 
Foto: Pablo Tosco

Qual é a marca de câmera preferida dos fotógrafos em 2021?

Como tem acontecido desde 2018, as câmeras Canon foram usadas mais do que qualquer outro sistema. Como Photolari coloca, 2021 viu muito pouca evolução, pois as SLRs ainda são a maioria em comparação com as câmeras sem espelho. Dito isso, o uso de mirrorless continua a crescer. Das 46 imagens das quais o site conseguiu extrair os dados das câmeras, 15 são feitas com câmeras Canon e 10 com câmeras Nikon. Veja o gráfico abaixo:

Qual é o modelo de câmera preferido dos fotógrafos?

No geral, a Canon ficou com o primeiro lugar com 32,6%, a Nikon em segundo com 21,7%, a Sony em terceiro com 13% e a Leica em quarto com 10,8%. As câmeras mais comumente usadas foram a Canon 5D Mark II, 5D Mark IV , DJI Mavic 2 Pro , Nikon D850 , Sony a7 III , a Canon EOS R e a Leica M10 . Esta é uma pequena mudança em relação ao ano passado, onde a Canon 5D Mark IV , Nikon D5 e Canon 5D Mark III ficaram com os primeiros lugares, com a Fuji X-Pro2 e a Fuji X100T em quarto e quinto lugar. O que pode ser um tanto surpreendente é como poucas câmeras Sony foram usadas pelos vencedores. Veja o gráfico abaixo:

Para aqueles que ainda amam suas DSLR, os fotógrafos cujas fotos receberam as melhores honras podem muito bem concordar com você. SLRs representaram 50% de todas as imagens tiradas, com mirrorless representando 36,9%. A fatia restante da torta foi obtida por drones, telefones celulares ou outras câmeras.