Quais as câmeras e lentes mais utilizadas pela Reuters?
Famosa agência mundial de fotojornalismo, a Reuters abriga muitos dos maiores fotógrafos desta área. E os mais corajosos também. Cobrir guerras e conflitos não é pra qualquer um. Mas quais os equipamentos mais utilizados por esses fotógrafos? Será que precisa de algo específico ou característico para esse tipo de cobertura? E, melhor: será que você usa estes equipamentos também nas suas fotografias?
Assim como os fotógrafos brasileiros que tem seus trabalhos no Shutterstock, os profissionais da Reuters parecem preferir as câmeras da Canon. A Canon 1D Mark IV e a Canon 5D Mark II são as prediletas, ficando juntas com mais de 50% das câmeras utilizadas.
São três as lentes fixas mais usadas: 24mm, 50mm, 16mm. Já para as lentes de zoom há uma grande predileção por duas específicas: 16-35mm e 70-200mm, somando mais de 90% do gráfico. Já o ISO fica bem distribuído, mostrando a versatilidade das situações fotografadas, tanto com boa iluminação (ISO 200 com 17,1% no gráfico) e baixa iluminação (ISO 1600 com 10% do gráfico).
As aberturas mais usadas são as maiores, demonstrando aqui a necessidade de obter o menor tempo de exposição em contraponto, pois são preciosos os momentos. Dá pra dizer com tranquilidade que de um segundo para outro todo o cenário pode mudar, tratando-se de fotografia de acontecimentos políticos, de guerras e conflitos.
Apesar do gráfico não ser necessariamente novo – ele foi lançado em 2012, é possível notar a continuidade e estabelecimento de alguns equipamentos no mercado desde então. Por exemplo, se levarmos em conta a predileção pela Canon 5D Mark II. Mesmo com o lançamento posterior da 5D Mark III, a Mark II permanece acima no uso. Ela também esteve em segundo lugar no gráfico do Shutterstock, ficando atrás apenas da Canon 6D. E você, quais configurações e equipamentos prefere usar?
FONTE: ZONA DA FOTOGRAFIA, PETA PIXEL