Quando se trata de regras de composição fotográfica, sempre ouvimos falar sobre a proporção áurea e a regra dos terços. Mas qual é a melhor? Ambas são eficazes para guiar os olhos do espectador em uma imagem. O site Expert Photography fez um artigo bem completo explicando as duas regras e como aplica-las na prática. Leia abaixo:
Qual é a proporção áurea?
A proporção áurea é uma ferramenta composicional, também conhecida como espiral de Fibonacci. A proporção áurea faz parte de todo objeto natural. Pode ser escrito como uma equação matemática: a / b = (a + b) / a = 1,61803398875. Em uma proporção de forma curta, é 1: 1,618. Semelhante a muitos outros métodos composicionais, os pintores clássicos foram os primeiros a utilizar esta técnica. Preferimos imagens que tenham um senso de harmonia e a proporção áurea é uma forma de equilibrar sua imagem. Ele continua conduzindo os olhos do visualizador em torno de sua imagem de uma forma equilibrada.
A grande vantagem da proporção áurea é que você pode usá-la de oito maneiras diferentes. Você pode aplicá-lo de quatro maneiras com a orientação retrato e quatro maneiras com a orientação paisagem.
Qual é a regra dos terços?
A regra dos terços é outra regra de composição. Nossas câmeras e muitas vezes nosso software de edição de imagens podem nos ajudar a usar a regra dos terços. Imagine dividir sua cena em três. Primeiro, horizontalmente, depois verticalmente. Coloque duas linhas horizontais imaginárias em sua cena, uma em 1/3 e a segunda em 2/3. Em seguida, coloque duas linhas verticalmente, novamente em 1/3 e 2/3. Você obtém uma grade que divide sua cena em nove áreas retangulares.
Para usar a regra dos terços para um objeto ou sujeito, coloque o objeto em um dos pontos de interseção. Isso pode ser superior esquerdo ou direito, ou inferior esquerdo ou direito. Ao colocar os objetos aqui, achamos a imagem mais esteticamente agradável. É um efeito visual melhor do que colocar o objeto no meio.
Para paisagens , não coloque o horizonte na marca de 50%, em vez disso, alcance a distribuição de 1/3 e 2/3, respectivamente. A regra dos terços é quebrar os ângulos planos e convencionais. Por exemplo, se você estiver fotografando uma cena de água , obtenha 1/3 da água e 2/3 do céu. Ou vice-versa, pois isso vai depender de onde está o interesse.
Claro, você pode usar esses dois juntos, tornando-o muito mais interessante e bem pensado.
Qual regra composicional é melhor?
Quando se trata de proporção áurea vs regra dos terços, a decisão depende do que você está fotografando.
Use a regra dos terços para adicionar interesse a uma cena mínima
Como regra geral, a regra dos terços é melhor usada para as cenas mais mínimas. Esses cenários não apresentam muita distração em termos de profundidade e alinhamento. Você não encontrará muitos assuntos diferentes no meio do plano ou no fundo. Quando o seu ponto focal enfatiza claramente um assunto específico, vale a pena colocá-lo em um ponto de intersecção de uma grade nove. Isso incluiria retratos ou imagens simples de um objeto.
No entanto, não funcionaria para fotografia de produto. Aqui, o objeto é o foco principal e a criatividade é menos importante. Se houver mais acontecendo em sua cena, os olhos do espectador irão se mover.
Use a proporção áurea para enfatizar o movimento
Usando o conceito de proporção áurea, os olhos do observador se moverão ao longo da linha, pousando no final da espiral. É melhor usado para imagens de viagens em que muitas coisas acontecem na cena. Eles podem ser pessoas, edifícios e outros assuntos ou objetos. A proporção áurea é freqüentemente usada para adicionar ou enfatizar o movimento em uma imagem. Você pode usá-lo para evocar um sentimento dinâmico em sua imagem.
Escolha a melhor regra de composição para a cena
Quando entramos no mundo da fotografia, todos nós aprendemos a regra dos terços. É de longe a regra de composição mais comum. Achamos as imagens mais agradáveis quando os pontos focais se situam nas interseções determinadas pela regra dos terços. No entanto, a regra de composição que usamos sempre depende da cena. Se tivermos um cenário em que não está acontecendo muita coisa, podemos usar a regra dos terços. Isso ajuda a tornar a imagem mais emocionante.
A proporção áurea é mais complexa. Podemos usá-lo em cenas que mostram movimento. Como regra geral, sempre procure um movimento que imite uma certa curvatura radial ao longo do quadro para guiar o olho.
Conclusão
Quando se trata dessas duas regras de composição comuns, a decisão final depende muito da cena que você está capturando. A regra dos terços pode ser mais fácil de usar no início. A proporção áurea adiciona dinâmica e enfatiza o movimento. Lembre-se de que as regras de composição são apenas diretrizes. Conforme treina seu olho criativo, você compõe fotos à sua maneira. Eles podem até não se enquadrar em nenhuma regra. Freqüentemente, essas são as fotos mais exclusivas e emocionantes.