Propaganda da Leica Brasil gera problemas com a China e marca é banida das redes sociais

O último vídeo promocional da Leica tem gerado muita confusão internacional. “The Hunt” mostra cenas de um fotógrafo fugindo de policiais chineses dentro de um hotel, escondendo sua câmera e fotografando pela janela o protesto de Tiananmen, em Pequim. Duas questões rondam o vídeo; primeiro que esta fotografia não foi feita com uma Leica e segundo que a China não gostou nenhum pouco dessa história.

A fotografia “Tank Man” foi capturada durante um protesto pela democracia na Praça da Paz Celestial no dia 4 de junho de 1989 que deixou inúmeros mortos. Hoje qualquer menção a data é extremamente censurada na China. A repressão ocorrida na Praça Tiananmen deixou inúmeros mortos e os números nunca foram revelados. A fotografia de um manifestante em pé na frente de um comboio de tanques é icônica, e a partir dessa análise podemos perceber a importância da menção no vídeo.

A repercussão na China foi extremamente negativa e logo a menção da palavra Leica foi censurada nas redes sociais do país. Um grande problema para a Leica já que a China possui um dos maiores mercados em crescimento. A cereja do bolo ficou por conta da data, o lançamento foi realizado no mês em que o massacre na Praça de Tiananmen completa 30 anos.

O vídeo foi desenvolvido pela agência brasileira F/ Nazca Saatchi & Saatchi que trabalha com a Leica no Brasil há alguns anos, essa mesma agência foi a responsável pelo histórico vídeo promocional em comemoração aos cem anos da Leica intitulado “100” que segue a mesma concepção de “The Hunt” e foi um grande sucesso. A agência se pronunciou sobre o ocorrido após o porta-voz da Leica, Dirk Große-Leege comunicar que “o vídeo não foi encomendado, financiado ou aprovado por nenhuma empresa do Grupo Leica. Nós expressamente lamentamos qualquer confusão e tomaremos outras medidas legais para impedir o uso não autorizado de nossa marca.”

Em comunicado a agência diz:

“F/ Nazca Saatchi & Saatchi trabalha para o representante da Leica no Brasil desde 2012, desenvolvendo conteúdo para diversas plataformas de mídia para o cliente durante esse tempo. A agência criou peças que fizeram história em publicidade e se tornaram casos de comunicação, como o comercial “100”, criado e produzido para comemorar os 100 anos da marca, uma obra aclamada em todo o mundo e premiada com o Grand Prix no Festival de Cannes de 2015. O comercial “The Hunt”, lançado no Brasil nesta semana, é outro desses trabalhos que desenvolvemos junto a este cliente e pelos quais temos imenso orgulho e com certeza entregamos uma peça notável. A F/ Nazca, uma agência de 25 anos concluída exatamente nesta semana, nunca prejudicaria sua enorme reputação ao criar, produzir e veicular um trabalho sem a devida aprovação de seu cliente. Em relação ao pronunciamento da Leica Europe, uma vez que nosso relacionamento com a marca está restrito ao mercado brasileiro, não podemos comentar ”.

O segundo ponto é que a foto não foi feita com uma Leica, mas com uma Nikon. A agência de notícias alemã Spiegel Online trouxe informações muito relevantes. O fotógrafo da AP, Jeff Widener, é o autor da imagem mais famosa, porém havia outros três fotógrafos nas janelas do hotel cobrindo o protesto.

Os correspondentes Charlie Cole, da Newsweek, Stuart Franklin, da Magnum e Arthur Tsang, da Reuters, estavam se afastando quando um homem entrou em frente aos tanques de guerra. A Spiegel conversou com eles e descobriu que os três usavam uma câmera Nikon e nenhum deles foi abordado pela agência F/ Nazca Saatchi & Saatchi para a produção do vídeo.

Uma frase marcante é apresentada ao final “Este filme é dedicado à aqueles que emprestam seus olhos para nos fazer ver”. A fotografia acontece independente de uma câmera e uma marca, ela é viva e vai muito além de um conceito comercial. A logo da Leica aparece apenas no final o que torna o vídeo uma homenagem aos fotógrafos, não se tratando necessariamente da Leica. O que é bem traduzido no nome do próprio vídeo “The Hunt” em tradução “O Caçador” uma definição poética de fotógrafo.

https://www.youtube.com/watch?v=UCUBAcGgb4A

Fonte: Leica Rumors , Reuters

Sair da versão mobile