Projeto questiona preconceito racial em filmes

"Breakfast at ONOMO's", 2013.
Releitura do clássico “Bonequinha de Luxo”

O preconceito racial na televisão já foi muito discutido e, infelizmente, é algo que ainda acontece. A maioria das cenas mais famosas do cinema, como as dos filmes Bonequinha de Luxo, Psicose e Beleza Americana, por exemplo, são com pessoas brancas. Partindo da premissa racial, os fotógrafos Antoine Tempé e Omar Victor Diop recriaram cenas famosas de filmes de Hollywood, trocando os atores originais por modelos negros.

O senegalês Omar e o franco-americano Tempé (radicados em Dakar, no Senegal) não só questionam a ausência de atores negros em papéis centrais nos filmes hollywoodianos no projeto [re-]Mixing Hollywood, como fazem uma amostra representativa das cenas culturais de Dakar e Abidjan, onde as fotografias foram feitas.

Eles explicam que escolheram o cinema porque “é, provavelmente, a forma de arte mais universal, já que transcende todas as barreiras, sejam elas geográficas, culturais ou raciais”. O projeto conta com 20 imagens e foi exposto em diversos lugares do mundo, incluindo no Brasil, no ano passado.

"American Beauty", 2013.
“Beleza Americana”
"Blow Up", Dakar, 2013.
“Blow Up”
"Chicago: Jailhouse Tango", 2013
“Chicago”
"American Beauty", 2013.
“Frida”
"Psycho", 2013.
“Psicose”
"The Matrix", Dakar, 2013.
“Matrix”
"American Beauty", 2013.
“Thelma and Louise”

Fonte: Vírgula.

banner-estudio-evolution12

Sair da versão mobile