Apesar do enorme volume de corpos de câmeras analógicas de segunda mão disponíveis no mercado, existe uma demanda por novas reflex de filme 35mm com uma sensação retrô. O mais recente projeto é um remake da Ihagee Elbaflex, que era o nome das câmeras Exakta vendidas na Alemanha Ocidental no final dos anos 60 e início dos 70. Essa versão no entanto, vem com um sistema para lentes Nikon F.
O novo modelo tem um obturador totalmente mecânico com velocidades de 1/2s a 1/500s + B. Ela é equipada com uma tomada PC para flash, uma sapata e uma velocidade de sincronização de 1/60s. A montagem Nikon permite usar lentes antigas e modernas. A câmera não precisa de baterias para operar, pois não possui fotômetro embutido (os fabricantes recomendam o uso de um aplicativo). Assista ao vídeo:
Os novos fabricantes sugerem que é um remake da Exakta Varex llb, porém, o corpo da nova câmera é bastante distinto, com um grip de madeira, botões e mostradores de aparência moderna. O nome Elbaflex foi introduzido para contornar ações judiciais do proprietário original da Ihagee (como a empresa Exakta se tornou conhecida após a guerra) para pagar royalties pelo uso de sua marca.
A nova Ihagee Elbaflex pode ser adquirida através da campanha de financiamento coletivo no Kickstarter a partir de US$ 300 apenas o corpo, em sua versão Basic. A versão Prime, com acabamento em madeira e couro (disponível em quatro cores) custa US$ 530. Há ainda a possibilidade de adquirir o kit com a lente Meyer Optik Trioplan 50mm ou Lydith 30mm. A previsão de envio é para agosto de 2018.
Fonte: DPReview