Projeto fotográfico mostra o que o “amor” significa para pessoas com Síndrome de Down
O amor não tem limites e a fotógrafa Hilary Gauld capturou isso em uma série de retratos que mostra os relacionamentos de pessoas com síndrome de Down. O projeto fotográfico, intitulado Love Means, busca conscientizar e dissipar os equívocos sobre as pessoas com o distúrbio genético.
Hilary trabalhou com a Sociedade Canadense de Síndrome de Down (CDSS) e buscou algumas “histórias de amor” de diferentes portadores de síndrome de Down que estavam num relacionamento com alguém ou com expectativa de encontrar seu amor. Um pouco da história de cada casal ou pessoa está na legenda das fotos abaixo.
É incomum ver representações de amor romântico na comunidade da síndrome de Down – algo que Love Means espera mudar. “Nossas campanhas visam sempre a conscientização sobre a síndrome de Down”, explica Laura LaChance , Diretora Executiva do CDSS. “Eles também ajudam a apoiar soluções para problemas enfrentados por indivíduos com síndrome de Down. Neste momento, há uma enorme falta de consciência e compreensão sobre as vidas completas que as pessoas com síndrome de Down vivem e sobre a gama de emoções que elas experimentam. Este trabalho vai mudar a narrativa pública.”
“Ter a oportunidade de conhecer esses casais e indivíduos, ouvir suas histórias e observar suas interações significou muito para mim. Ser capaz de capturar o amor deles pelo mundo e abrir mais espaço para outras histórias de amor na grande mídia foi minha inspiração”, disse a fotógrafa ao site My Modern Met.
As pessoas apresentadas no projeto destacam os diferentes tipos de afeto que chamamos de amor. “Minha esperança é que essas histórias e imagens simplesmente inspirem, eduquem e criem o espaço para uma maior visibilidade das experiências que adultos com síndrome de Down navegam, incluindo o amor.”