Profissão: fotógrafo

Nova temporada da websérie “No Olhar” reúne grandes nomes da fotografia brasileira

O fotógrafo e cineasta Walter Carvalho é o entrevistado do primeiro episódio da segunda temporada de "No Olhar"
Livros de fotografia

Para aqueles que têm interesse em conhecer um pouco mais sobre fotografia, a websérie “No Olhar” reúne depoimentos de alguns dos principais fotógrafos e fotógrafas do Brasil. A primeira temporada foi ao ar em 2014 e agora o projeto retorna com uma série de entrevistas com profissionais das áreas de fotojornalismo, publicidade, editorial, documental e conceitual, como Ana Carolina Fernandes, Flavio Damm, Kazuo Okubo, Nana Moraes, Simonetta Persichetti, Tiago Santana, Walter Carvalho, Walter Firmo entre outros.

As entrevistas têm o desafio de revelar ao expectador conceitos sobre uma leitura mais apurada da fotografia, linguagem, influências e histórias de vida desses profissionais de maneira mais intimista. Os episódios são exibidos através do canal no Youtube todas as segundas-feiras. De acordo com o diretor do projeto, Tiago Ferraz, a ideia de produzir a websérie surgiu durante o período acadêmico, quando sentiu falta de informações sobre fotógrafos brasileiros compiladas em formato documental.

“Hoje encontramos muitos tutoriais técnicos sobre fotografia, mas ainda existe uma carência em conteúdo sobre linguagem fotográfica e sobre a trajetória dos fotógrafos. Durante a produção da primeira temporada, percebemos que esta websérie ia além de um simples registro e o que tínhamos em mãos era um acervo da memória da fotografia brasileira dos últimos anos”, explica Ferraz.

primeiro episódio da segunda temporada tem como convidado o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho. Ele narra como a fotografia o encantou desde a infância e comenta sobre as relações conceituais entre fotografia e cinema. Para ele, a fotografia é um desafio, uma ruptura no tempo e no espaço.

“Fotografar é encher os olhos de sonhos, é deixar se possuir pela imaginação. Você não precisa da câmera para fotografar: olhe a vida, contemple”, instiga Walter Carvalho.

Simonetta Persichetti

No segundo episódio a jornalista, fotógrafa, professora, doutora e crítica de fotografia, Simonetta Persichetti dá seu parecer sobre a imagem fixa. Dentre as reflexões apresentadas, a jornalista estimula o pensamento fotográfico e ressalta a importância do estudo sobre a História da Arte e a História da Fotografia para quem quer entender o que é essa linguagem.

“Como a fotografia nasceu? Como se desenvolveu? Por que ela é considerada o espelho do real? Por que ela não pode mais, ou pode, ser vista dessa maneira? O que caracteriza o ato fotográfico, o fazer fotográfico? Tudo isso vai nos permitir entender e nos libertar de certos conceitos”, questiona Persichetti.

Nesta segunda-feira (30), vai ao ar o terceiro episódio da série, com Tiago Santana, premiado fotógrafo cearense que tem em seu trabalho muitas referências da cultura religiosa brasileira. Para saber mais sobre “No Olhar”, acesse o site, Youtube, Facebook ou Instagram.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário