Tendência

Brasil terá a primeira escola de fotografia para cegos

Já tivemos algumas iniciativas no Brasil para inclusão de deficientes visuais na fotografia. Mas agora, numa ação pioneira, o Brasil terá sua primeira escola de fotografia para cegos. O projeto que começa na próxima quinta-feira, dia 25 de agosto, na Grande Vitória, no Estado do Espírito Santo, formará 12 novos fotógrafos deficientes visuais.

O projeto da escola para fotógrafos cegos foi desenvolvida pela Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil) e parceria com a Companhia Poéticas da Cena Contemporânea. Serão oito meses de aulas, oficinas, debates e captação de imagens para, em maio de 2023, as fotos serem apresentadas na exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”.

https://www.instagram.com/escoladefotografoscegos

“Para mim, a vida é legal. Quero trabalhar com fotografia e a cegueira não me impede”, disse Antônio Fadini, o morador da cidade de Cariacica, que é deficiente visual. “Vamos ter mais autonomia para fazer fotos sozinhos. Vamos poder nos expressar sem usar as palavras”, disse Cinthya de Oliveira, que também seu aluna na nova escola.

https://www.instagram.com/escoladefotografoscegos

A idealizadora do projeto e presidente da Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil), Rejane Arruda, acredita que através da fotografia os deficientes visuais vão compreender a estética contemporânea da fotografia e a liberdade que ela traz. “A linguagem foge à visualidade. Explicamos o que é o foco, que quando perde seu contorno, se mistura ao fundo. Descrevemos as imagens, pessoas. É uma expressão de afeto”, explicou a presidente em entrevista ao jornal A Tribuna. Saiba mais pelo perfil do Instagram da escola.

Leia também: Documentário: Luz Escura: A arte dos fotógrafos cegos

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há mais de 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente.

Artigos relacionados