Qual foi a primeira câmera fotográfica do mundo?

A primeira câmera fotográfica do mundo foi anunciada em 1839, na Academia Francesa de Ciência, pelo francês Louis Jacques Mandé Daguerre (1787 – 1851). Na época, a invenção foi chamada de “Daguerreótipo” e até hoje é considerada a primeira câmera fotográfica da história.

O Daguerreótipo era uma caixa de madeira, onde era colocada uma chapa de cobre prateada e polida, que posteriormente exposta a luz durante vários minutos. Após a exposição, a imagem era revelada em vapor de mercúrio aquecido, que aderia ao material nas partes onde ele havia sido sensibilizado pela luz. Veja abaixo a primeira câmera fotográfica do mundo:

Qual foi a primeira câmera fotográfica do mundo?

Mas por que Louis Daguerre inventou a primeira câmera fotográfica?

Daguerre tinha interesse em efeitos de iluminação e começou a experimentar os efeitos da luz sobre pinturas translúcidas na década de 1820. Daguerre usava regularmente uma câmera escura como uma ajuda para pintar em perspectiva, o que o levou a pensar em maneiras sobre como manter a imagem imóvel. Em 1826, ele descobriu o trabalho de Joseph Niépce, que estava trabalhando em uma técnica para estabilizar imagens capturadas com a câmera escura.

Em 1832, Daguerre e Niépce usaram um agente fotossensível à base de óleo de lavanda. O processo (chamado Physautotype) foi bem-sucedido: eles conseguiram obter imagens estáveis ​​em menos de oito horas.

Louis Jacques Mandé Daguerre (1787 – 1851)
Louis Jacques Mandé Daguerre (1787 – 1851)

Após a morte de Niépce, Daguerre continuou sozinho seus experimentos com o objetivo de desenvolver um método de fotografia mais acessível e eficaz. Durante seus testes houve um acidente que resultou em sua descoberta de que o vapor de mercúrio de um termômetro quebrado poderia acelerar o desenvolvimento de uma imagem que não estava revelada de oito horas para apenas 30 minutos.

Daguerre apresentou o processo do daguerreótipo ao público em 19 de agosto de 1839, em uma reunião da Academia Francesa de Ciências, em Paris. Por isso, até hoje, comemoramos em 19 de agosto o Dia Mundial da Fotografia.

Mas como funcionava a primeira câmera fotográfica do mundo?

O daguerreótipo é um processo direto positivo, criando uma imagem altamente detalhada em uma folha de cobre revestida com uma fina camada de prata, sem o uso de um negativo. A placa de cobre revestida de prata tem primeiro de ser limpa e polida até a superfície parecer um espelho.

Em seguida, a placa é sensibilizada em uma caixa fechada sobre iodo até assumir uma aparência de rosa-amarela. Após ser mantida em um suporte à prova de luz, é então transferida para a câmera. Após a exposição à luz, a placa é desenvolvida sobre mercúrio quente até aparecer uma imagem. Para fixar a imagem, a placa deve ser imersa numa solução de tiossulfato de sódio ou sal e depois tonificada com cloreto de ouro. Veja abaixo um daguerreótipo feito na primeira câmera fotográfica do mundo em 1837.

Um daguerreótipo de 1837 feito no ateliê de Louis Daguerre

O tempo de exposição para os primeiros daguerreótipos variou de 3 a 15 minutos, tornando o processo quase impraticável para retratos. Modificações no processo de sensibilização, aliadas à melhoria das lentes fotográficas, logo reduziram o tempo de exposição para menos de um minuto.

Por causa de sua invenção, Daguerre é descrito como o pai da fotografia. A popularidade do daguerreótipo se manteve no auge até o final da década de 1850, quando surgiu o ambrótipo, um processo fotográfico mais rápido e mais barato. Fonte: Biografia de Lois Daguerre

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há mais de 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.

Sair da versão mobile