Concurso de Fotografia Fine Art

Prêmio Masp Mercedes-Benz anuncia vencedores

O Prêmio Masp Mercedes-Benz de Artes Visuais, em seu primeiro ano de realização, anunciou na última semana o nome dos vencedores. O prêmio principal coube à artista brasileira de origem italiana Anna Maria Maiolino, enquanto que o mineiro Paulo Nazareth foi indicado como Talento Emergente. A entrega dos prêmios será feita nesta terça, 26, durante jantar cerimonial no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Foto: Mark Ritchie
"Sem título", da série "Terra Modelada" - instalação de Anna Maria Maiolino, vencedora do Prêmio Masp Mercedes (foto: Mark Ritchie)

Patrocinado pela montadora alemã Mercedes-Benz e apoiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Prêmio Masp Mercedes nasce como o mais valioso, do ponto de vista econômico, concurso na área de artes visuais do país. O valor pago na categoria principal é de R$ 200 mil, enquanto que o prêmio ao talento revelação fica na casa dos R$ 70 mil. Um troféu criado pelo artista plástico José Marton também será entregue aos vencedores.

A primeira edição do concurso contou com um júri internacional, formado por Chris Dercon (Tate Modern), José Roca (8ª Bienal do Mercosul), Moacir dos Anjos (29ª Bienal de São Paulo), Paulo Herkenhoff (24ª Bienal de São Paulo) e Teixeira Coelho (curador coordenador do Masp). Sua decisão quanto aos vencedores foi unânime.

Foto: Paulo Nazareth
Obra de Paulo Nazareth, eleito o Talento Emergente do concurso (foto: Paulo Nazareth)