Prêmio Brasil reconhece Ripper e mais cinco

iPhoto Channel_Concurso_Premio Brasil Fotografia_Ripper 3
Trabalho de JR Ripper, prêmio especial do Prêmio Brasil 2014

O carioca João Roberto Ripper, fotógrafo documental profundamente identificado com as causas sociais, é o destaque da terceira edição do Prêmio Brasil Fotografia. O anúncio dos vencedores foi feito nesta sexta-feira (7). Outros cinco artistas foram contemplados.

O Prêmio Brasil vem sendo concedido desde 2012, em substituição ao tradicional Prêmio Porto Seguro, uma das mais importantes láureas da fotografia contemporânea brasileira. Patrocinado pelo Ministério da Cultura e pela companhia seguradora Porto Seguro, o concurso distribui R$ 175 mil reais aos vencedores.

iPhoto Channel_Concurso_Premio Brasil Fotografia_Sonia Guggisberg
Foto do ensaio ‘Samarina’, de Sonia Guggisberg

Ripper foi nomeado ao prêmio especial deste ano. O fotojornalista é responsável por ações de inclusão visual e valorização do olhar das comunidades, como o projeto Imagens do Povo, e seu trabalho pessoal é pautado pelo respeito aos direitos humanos.

Junto com ele, foram contemplados Sonia Guggisberg (pelo ensaio Samarina), Gilvan Barreto (ensaio Moscouzinho), Marcos Muniz (bolsa para desenvolvimento do projeto Menonitas), Paula Almozara (bolsa para desenvolvimento do projeto A margem) e Vinicius Assencio (bolsa para desenvolvimento do projeto O mesmo fogo em outras terras).

“A edição 2014 do Prêmio Brasil Fotografia selecionou e premiou  seis nomes que, com seus trabalhos, formam uma pequena, mas representativa, mostra da produção fotográfica contemporânea brasileira”, destacou o anúncio do prêmio. Os trabalhos vencedores serão reunidos numa exposição no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo, de 15 de janeiro a 31 de março de 2015. Mais informações sobre o concurso no site www.premiobrasilfotografia.com.br.

Sair da versão mobile