Pré-wedding: externa em dia de chuva

Foto: Fabiana Maruno

O outono chegou por aqui. Folhas amarelas, o frio aumentando, a chuva e a neblina. Se você não tem a sorte de morar ou fotografar em cidades como Natal (RN), se é um fotógrafo em cidades como Curitiba (PR) ou São Paulo, sabe que pode enfrentar as quatro estações em um dia só.

No meu caso, que é aqui na Europa, a situação é mais crítica. As estações são bem marcadas e os períodos de chuva também. No inverno, temos pouca luz, amanhece tarde, por volta de 9 horas, e escurece às 16h30. Fora a neblina.

Assim, resolvi dar algumas dicas sobre como driblar inconvenientes e reagir caso, no dia marcado para a sessão, a previsão não for de tempo bom.

A primeira delas é: tenha um bom site de consulta do tempo. No Brasil, infelizmente, os sites não dão informações tão confiáveis como aqui, talvez porque o Brasil tenha normalmente tempo bom na maioria das regiões.

Eu consulto o site local, mas o melhor é o The Weather Channel. Já o consultei e tem como ver várias cidades do mundo, inclusive do Brasil. Essa é uma dica valiosa, pois o site é simples, embora em inglês. Se você entrar no dia (Today), tem, na opção Hourly, a previsão por hora. É claro que não é 100% confiável, mas ajuda muito.

Foto: Fabiana Maruno

Se tiver disponibilidade, mude a agenda.

Como passo longos períodos, às vezes semanas, com mais ou menos a mesma previsão, muitas vezes não tenho muita opção, mas, se você souber que amanhã dias melhores virão, vale a pena mudar sua agenda. Seu cliente vai saber que você se importa com ele. Nunca se esqueça de enviar o link do site meteorológico que você consultou. Isso dá credibilidade, pois pode acontecer de o site estar errado e ficar feio para você, caso não tenha mandado o link.

Tudo bem, está chovendo o dia todo, não há chance de mudar a agenda, seu cliente está na sua frente. Então, é hora de enfrentar.

Primeiro, não fique estressado. Se você estiver tranquilo, vai passar tranquilidade e segurança ao seu cliente.

Em dias como esses, a técnica e conhecimento do seu equipamento pesam no mínimo o dobro. Tenha cuidado com fotos desfocadas, se concentre.

Proteja seu equipamento. Hoje existem várias capas no mercado que vão proteger seu equipamento e deixá-lo tranquilo na hora das fotos. A principal marca usada aqui na Europa é a Kata.

Foto: Fabiana Maruno

Tenha sempre à mão grandes guarda-chuvas, para você e para os clientes também. Na hora das fotos, o guarda-chuva pode ser um grande aliado, mas fazer todas as fotos com o guarda-chuva aparecendo não fica legal. O negócio é baixar o guarda-chuva e clicar.

Se você tiver pelo menos um ou dois pontos para fotos cobertos já ajuda no resultado.

Agora, uma dica superimportante: você pode não acreditar, mas as mais belas fotos acontecem em dias de chuva. Depois de perder o medo, você vai perceber isso.

Portanto, renda-se à chuva. Se tudo estiver bem, os clientes estiverem relaxados e você também, deixe o guarda-chuva de lado e vá todo mundo para debaixo da chuva mesmo! O resultado serão fotos belíssimas. Não é sempre que isso é possível, mas vai acontecer e, se o cliente der abertura, faça.

Foto: Divulgação

 

 

 

Sair da versão mobile