A fotografia de recém-nascidos, também conhecida como fotografia newborn, exige muita técnica para manusear os bebês e para montar as poses. E para não haver nenhum tipo de risco, os fotógrafos que pretendem trabalhar nessa área precisam treinar bastante antes de fazer um ensaio com um bebê real. Por isso, existe a Cotton, uma boneca posicionadora (Cotton Posing Doll), que permite reproduzir todos os movimentos dos bebês.
Lançada em novembro de 2017 pela fotógrafa Fer Sanchez, de Curitiba, a Cotton se tornou um acessório fundamental para novos fotógrafos de newborn. “Eu fotografo bebês desde 2006 e comecei a ministrar cursos de fotografia newborn em 2010 com bebês modelos reais, mas eu sentia que precisava de uma ferramenta para que meus alunos praticassem de uma forma segura”, disse Fer sobre como sentiu a necessidade de criar a boneca.
Depois de tentar usar até ursos de pelúcia para treinar os movimentos dos bebês, em 2016, uma fotógrafa australiana inventou uma boneca para ajudar os fotógrafos, porém a boneca não conseguia realizar todas as poses e era um valor muito alto para os fotógrafos brasileiros.
“Foi quando eu comecei a idealizar a Cotton, uma boneca com os tamanhos reais de um bebê, mais maleável, mais delicada e menos onerosa para os fotógrafos. Lancei a Cotton em 13 de novembro de 2017 e foi um sucesso de vendas de lá até hoje. Ajudando muitos fotógrafos pelo mundo todo a praticarem o posicionamento, a fotografia e também a realizarem workshops e palestras de forma mais segura. Além de me encher de orgulho por ser um produto 100% brasileiro”, contou Fer Sanchez.
A Cotton é toda feita à mão, costurada em um tecido de algodão que traz uma sensação de suavidade e delicadeza. Com tamanho 48 cm e peso de 2,8 kg, proporcional a de um bebê de verdade, a Cotton simula com naturalidade os movimentos dos bebês, permitindo assim que o usuário possa treinar o posicionamento e, dessa forma, melhorar o rendimento dos seus ensaios.
A renomada fotógrafa de newborn Rachel Vanoven, uma das mais importantes do mundo, revelou: “já viajei com com a Cotton por todo o mundo ministrando workshops e usei isso em meus vídeos de Bootcamp para recém-nascidos para ensinar iluminação e pose! Já usei outras bonecas de pose de fotografia e de silicone também, e a Cotton Posing Doll é o mais próximo de um bebê de verdade quando se trata de pose e peso. Eu uso a minha há mais de cinco anos e estarei ensinando com ela por muitos mais por vir”. Já a fotógrafa americana Mia Landry também falou sobre a resistência da boneca Cotton: “Eu absolutamente a amo! Ela aguentou muito bem e eu a tenho há quase um ano. Ela é a ajuda perfeita para posar e praticar swaddle!”
Atualmente a boneca é vendida no Brasil e também nos Estados Unidos, países da Europa, Ásia e Oceania por US$ 350 (trezentos e cinquenta dólares), mas fotógrafos brasileiros possuem um desconto. Mais detalhes e informações podem ser vistas no site oficial: www.cottontheposingdoll.com.br.