[portfolio] Vera Brescancini

1 (3)Após muitos anos dedicados ao paisagismo, a paulistana Vera Brescancini, 61, se aposentou da atividade e viu que finalmente teria tempo para realizar um desejo há muito adiado: fazer um curso de fotografia. Apenas como hobby. Começou a frequentar um no Instituto Tomie Ohtake, mas desistiu (“assim como quase a classe inteira. O curso era péssimo”, considerou). Então, decidiu seguir algumas colegas rumo ao grupo de estudos do fotógrafo Daniel Salum, com resultado diverso: lá viu sua empolgação aumentar.

Depois de um ano e meio, achou que precisava esticar um pouco mais as asas e Daniel sugeriu a Escola Panamericana de Arte e Design. Com o portfolio debaixo do braço, ingressou direto no segundo ano. Junto com a classe, foi “desafiada” pelo jornalista, fotógrafo e curador Eder Chiodetto a desenvolver o tema “Sonho, Memória, Alucinação” ao longo do ano. Vera ficou entre os 26 alunos selecionados por Eder para integrar uma mostra homônima, exibida em 2012 na sede da escola. O desempenho rendeu ainda o convite para participar do grupo de estudos do jornalista.

Humilde, Vera ainda não resolveu tomar para si a classificação de fotógrafa. Pensa que tem muito caminho a trilhar, provavelmente na direção da fotografia autoral, embora tenha feito algumas tentativas na área comercial – sem grande entusiasmo até aqui: “Na verdade, estou ‘construindo’ um estilo, e acho que o que eu sei fazer é esse trabalho com luz natural e foco seletivo”, diz. Como que para provar, ela aplicou essas características em um recente ensaio de gestantes, numa tentativa de fugir ao óbvio.

Sair da versão mobile