Tendência

Porque usar apenas lentes fixas na fotografia de casamento

Fotógrafa explica 4 razões para usar apenas lentes fixas na cobertura de casamentos

Há um longo debate sobre o uso de lentes fixas e lentes com zoom na fotografia de casamento. Muito disso envolve equilibrar criatividade e qualidade técnica de uma forma versátil e que proporcione o registro ideal desses momentos preciosos para um casal. Em um vídeo publicado recentemente, a fotógrafa australiana Julia Trotti conta porque ela optou por usar apenas lentes fixas na cobertura de casamentos.

Foto: Unsplash/Pexels

Julia apresenta 4 razões para usar um conjunto de lentes fixas (24mm, 35mm, 50mm, 85mm e 135mm – veja na Amazon Brasil preços e modelos) ao contrário de lentes zoom como as mais utilizadas 24-70mm e 70-200mm. Grande parte de sua metodologia está centrada na qualidade de imagem e fator criativo:

  1. Abertura: Lentes fixas oferecem maiores aberturas, permitindo trabalhar em locais com pouca luz sem precisar aumentar muito a sensibilidade ISO.
  2. Qualidade: Com menos elementos, as lentes fixas sofrem menos aberrações e oferecem mais qualidade e nitidez de imagem.
  3. Criatividade: Uma lente fixa obriga o fotógrafo a se mover para compor suas fotos, descobrindo novas perspectivas e ângulos.
  4. Segurança: Ter várias lentes oferece diferentes opções de backup caso alguma delas pare de funcionar por qualquer motivo.

Ao longo do casamento, Julia usa duas câmeras fixadas ao corpo e ela explica que tem que antecipar as cenas para ter certeza de que está com as lentes certas em ambos os corpos. É uma maneira bastante diferente de trabalhar em comparação com o uso de lentes com zoom, proporcionando vantagens e desvantagens. Tudo vai depender do seu método de trabalho e visão criativa.

Veja abaixo o vídeo onde Julia explica por que usa apeas lentes fixas para fotografar casamentos. O vídeo possui 16 minutos e está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português:

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *