Tendência

Por que seu site não está convertendo visitantes em clientes?

Muitas pessoas atualmente cometem o erro de não ter um site e concentram suas estratégias nas redes sociais, como o Instagram. Isso é um grande erro. Porém, não basta ter um site e cruzar os braços e esperar milhares de clientes. Não é assim tão fácil! Você precisa construir um site muito eficiente para que as pessoas escolham seus serviços e produtos e não de seus concorrentes. Por isso, veja abaixo 6 razões pelas quais seu site de não está convertendo clientes:

Você precisa de um site se tiver mídias sociais?

Existem diferentes categorias de presença online, e cada uma serve a seu próprio propósito. Se você tem um grande número de seguidores nas mídias sociais, mesmo que reserve clientes por meio das mídias sociais, ainda é importante ter um site pago com um domínio personalizado. A mídia social está cheia de muitos hobistas. Ter um site o diferencia dos amadores e permite que os clientes em potencial saibam que você é um profissional de negócios. O público espera que as empresas tenham um site, portanto, se você não tiver um, estará passando uma má impressão e perdendo clientes em potencial que pensam que você não é sério.

Um site também é importante porque permite organizar melhor o fluxo de informações que você deseja apresentar a um cliente em potencial do que nas mídias sociais. Ter uma galeria bonita no Instagram é importante, mas não responde a nenhuma pergunta sobre seu processo de reserva ou quem você é. Da mesma forma, no Instagram, por exemplo, você não pode organizar suas fotos em galerias. Os clientes em potencial teriam que rolar desnecessariamente para baixo para ver todo o seu trabalho.

Mudanças importantes para ajudá-lo a converter clientes em potencial

Não basta apenas ter as informações em seu site. Você tem que tê-lo organizado para consumo rápido. Não presuma que só porque você tem a informação em algum lugar do seu site que alguém vai ler todo o seu site. Você precisa dar a eles um motivo para permanecer em seu site, fazendo com que ele chame a atenção deles e deixe-os saber como você pode ajudá-los, ou corre o risco de perdê-los. Se o seu site tiver apenas uma galeria e uma página de contato, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para que sua página atenda melhor aos seus clientes.

1. Quem é você? Onde você está?

Uma das coisas mais negligenciadas e simples de se fazer é incluir uma biografia sobre quem você é e quais áreas você atende. Se o seu site for chamado de algo ambíguo e você não listar seu nome em nenhum lugar do site, ele parecerá suspeito. Se um cliente em potencial quiser trabalhar com você, ele pode pular para o próximo site se tiver que gastar muito tempo em seu site tentando descobrir onde você está localizado.

2. O que te faz diferente?

Você contrataria você pelos seus preços? Por quê? Você está comunicando isso de forma eficaz e concisa com palavras ou imagens? Suponha que existam 1.000 pessoas em sua área que oferecem serviços semelhantes e que a maioria deles terá preços gratuitos ou insustentáveis. Por que um cliente em potencial escolheria você em detrimento dos outros? É algo técnico? São seus clientes satisfeitos que deixaram comentários? Você precisa ser capaz de se comunicar com seus clientes nos primeiros 30 segundos depois que eles estiverem no seu site; caso contrário, eles irão para a próxima pessoa na lista para ver se podem ter suas perguntas respondidas lá.

3. Tenha uma versão para responsiva para celular

Pelo menos 60% do seu tráfego virá de dispositivos móveis, mas projetamos a maioria de nossos sites em monitores de computador e muitas vezes ignoramos a aparência deles em um telefone. Eu uso o Wix e, se eu alterar as configurações de exibição de uma galeria, isso não mudará na versão móvel. Você também deve prestar atenção em como os diferentes elementos da sua página são reorganizados quando são movidos para um formato de coluna estreito para telas de telefone.

4. Faça galerias para carregamento rápido

Uma das coisas importantes que os mecanismos de pesquisa procuram é a rapidez com que sua página carrega. Se você tiver uma página de carregamento lento, será penalizado nos rankings de pesquisa. Você pode auditar a velocidade do seu site aqui e obter um detalhamento do que precisa ser corrigido em seu site.

Incluir galerias de imagens ou vídeos na reprodução automática pode ter um efeito significativo na velocidade do seu site. Eu tento manter o tamanho do arquivo das minhas imagens em cerca de 800 KB a 1,2 MB do lado de fora. Não se esqueça de alterar os nomes dos arquivos para nomes amigáveis ​​aos mecanismos de pesquisa. Se o nome do arquivo for “0001.jpg”, renomeie-o para algo como “[Sua cidade]RetratoFotografista.001.jpg”. Converti as galerias da minha página inicial em capturas de tela das galerias para reduzir o tempo de carregamento. Clicar na captura de tela de uma galeria na minha página inicial leva você a essa galeria real. Da mesma forma, ter recursos sofisticados desnecessários em sua página, como transições ou menus sofisticados, pode atrapalhar seu site.

5. Antecipe as perguntas do seu cliente em potencial

Coloque-se no lugar do seu cliente em potencial que deseja contratar alguém como você. Que perguntas eles têm? Que serviços procuram? Você já fez projetos semelhantes ao que eles precisam? Depois de descobrir o que um cliente precisa saber antes de decidir qual fotógrafo contratar, forneça essas informações para que eles possam ver nos primeiros 15 a 30 segundos, ou você corre o risco de perdê-los.

6. Torne mais fácil para eles reservarem você

Coloque uma chamada para ação ou um formulário de contato na parte inferior de cada página para facilitar o contato de seus clientes em potencial com você. Uma chamada para ação pode ser um link para sua reserva ou página de contato. Ter uma chamada para ação aumentará drasticamente a chance de seus clientes em potencial continuarem a dar o próximo passo para entrar em contato com você ou ler mais ou ver sua galeria ou para onde quer que você os esteja direcionando.

Sobre o autor: Jeff Bennion é um fotógrafo de retratos baseado em San Diego especializado em fotografia de moda e boudoir. Ele é dono do Ignite Studio, o estúdio mais bonito do mundo. Ele também é um advogado licenciado na Califórnia. Este texto foi publicado originalmente no site Fstoppers.

Artigos relacionados