O fotógrafo britânico Andy Day compartilhou uma excelente dica de configuração de câmera que pode ajudar muitos fotógrafos: o ISO Automático. Disse ele num artigo publicado no Fstoppers: “Esteja você usando o modo totalmente automático, prioridade de abertura, prioridade de velocidade do obturador ou modo manual, há uma configuração que pode facilitar sua vida e ser útil para quase todos os fotógrafos.
Para uma parte embaraçosamente grande do meu histórico de manuseio de câmeras, eu fotografei totalmente manual, definindo a velocidade do obturador, a abertura e o ISO. Normalmente, capturando a ação, eu me via ajustando meu ISO para controlar minha exposição enquanto contava com o histograma na parte de trás da minha DSLR para ficar de olho na minha exposição.
Se alguém tivesse me falado sobre o Auto ISO (ISO Automático), eu poderia ter me poupado de muitas brincadeiras e provavelmente capturado muito mais imagens e de melhor qualidade. Descobrir esse cenário foi libertador, me libertou para tomar decisões mais criativas, em vez de me encontrar constantemente distraído por ter que ficar de olho nas configurações da câmera. Obviamente, você ainda precisa ter isso em mente, mas o Auto ISO requer menos concentração, permitindo que você se concentre em outros aspectos.
Se você ainda não experimentou, pode cair em um dos dois campos: alguém que ainda não se afastou do modo Programa ou alguém que é um atirador totalmente manual endurecido que não quer abrir mão de nenhum grau de controle. Seja qual for o campo em que você se enquadre experimente o Auto ISO e veja como você se sai. Eu fiz a mudança e nunca olhei para trás”, disse Andy.
O fotógrafo James Popsys mostrou na prática, em seu canal no Youtube, como o Auto ISO pode ajudar muito todo fotógrafo. O vídeo tem apenas 12 minutos e está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português nas configurações de idioma na barra de ferramentas do Youtube.