PopSci recomenda: não compre DSLR

Foto: Nikon/Divulgação
Câmeras reflex de entrada: o fim está próximo?

Pensando em dar um “upgrade” no equipamento fotográfico? Ou, quem sabe, está começando a pegar o jeito e quer uma câmera que faça algo mais que apontar e clicar? Bem, se você considerou uma máquina do tipo DSLR (digital single lens reflex – popularmente entendida como “câmera profissional”) como investimento, talvez não seja uma boa ideia. Pelo menos é o que pensa a Popular Science.

Em um artigo intitulado Não compre uma DSLR, assinado por Dan Nosowitz, publicado ontem em seu site, a revista norte-americana assinala a Photokina 2012, feira alemã de tecnologia de imagem, em andamento em Colônia  até domingo, como marco do fim da ascendência das DSLR de entrada sobre o público amador.

“Quer entrar na fotografia? DSLR. Era o que todo mundo sempre dizia (claro, na era digital). Mas isso não é mais verdade. DSLRs têm sérias deficiências para o fotógrafo de entrada, e de repente há opções sem essas deficiências”, diz o texto.

Dan aponta as chamadas câmeras mirroless (sem espelho) como sucessoras das DSLR nesse trono – aliás, o especialista em cinefotografia Toni Martin já havia “cantado essa bola” aqui no Photo Channel (leia o texto aqui). Também chamadas ICL (câmeras de lente intercambiável) – “precisam de um nome decente e rápido”, afirma Dan – as mirroless são menores que as DSLR, basicamente do tamanho de uma compacta, mais sofisticadas que estas, no entanto, e com qualidade de imagem comparável a uma reflex. São dessa categoria a Sony NEX-6, citada no artigo. “ILCs são pequenas, atraentes, saem incrivelmente em conta, e tiram grandes fotos. Elas oferecem controle manual quando você quer e simplicidade quando você precisa. Isso é o que importa”, sentencia.

Foto: Sony/Divulgação
A mirrorless NEX 6: o futuro a ti pertence?

O autor ainda cita as compactas avançadas, do tipo Canon S100 e Sony RX100, como boas alternativas. E encerra estabelecendo o lugar das DSLRs, em futuro próximo, apenas entre especialistas, ou amadores muito aficionados. “Fotógrafos de esportes, observadores de pássaros, gente que quer construir uma milionária coleção de lentes. Mas, para nós, que queremos apenas tirar ótimas fotos, caramba, há incríveis opções só para nós”, afirma.

Vale dizer que os avanços tecnológicos da fotografia são pródigos em derrubar profetas do cavalo. Assim, se há futuro ou não para as reflex, melhor é esperar para ver…

Artigos relacionados